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Empreendedores devem investir em divulgação da marca e experiência do cliente para fidelizar público

Sebrae destaca dicas para conquistar o consumidor e aumentar possibilidade de futuras compras
Por Divulgação
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O comportamento do consumidor também dita as regras para as empresas se adequarem ao mercado, conquistarem e fidelizarem os clientes. Investir em divulgação e em estratégias que vão além das compras estão entre as dicas do Sebrae para celebrar o Dia do Consumidor, lembrado nesta sexta-feira (15).

Os empreendedores devem ter em mente que o cliente é o motivo de existência da sua empresa, cujo produto ou serviço surgiu para atender a uma necessidade. Sendo assim, aumentar o faturamento é consequência do que a empresa constrói ao longo da jornada do cliente. Neste sentido, promover a melhor experiência para quem conhece e compra a marca é essencial.

“É sempre bom pensar em toda a experiência que será gerada para os consumidores. O cliente de hoje está cada vez mais exigente. Por esse motivo, o preço hoje não é a única motivação para a compra e, principalmente, para a fidelização desse cliente”, explica a analista técnica do Sebrae/PB, Éricka Albuquerque. Ela complementa ainda, orientando sobre a realização de ações de marketing ao longo do ano, sejam em períodos festivos, como o final do ano, carnaval ou festas juninas, ou ainda em datas comemorativas, como o Dia das Mães, dos Pais, das Crianças e ainda o Dia do Consumidor.

A analista reforça para os empreendedores aproveitarem da melhor forma os canais digitais, como as redes sociais. “O primeiro passo para vender é divulgar melhor. É sempre importante atentar para a forma de abordagem para não tornar essa experiência desagradável. Temos inúmeros canais que podem ser ativados. O WhatsApp hoje é um canal muito importante, porque mais de 80% dos brasileiros utilizam esse aplicativo diariamente. Muito importante caprichar na identidade visual da campanha, para que não pareça apenas uma promoção”, orienta a analista.

Mesmo que o pequeno negócio seja em espaço físico, a ideia de abordagem e divulgação da marca aos consumidores no meio digital deve ser considerada. Aproveitando essa estratégia, o empreendedor pode ainda utilizar recursos de promoções atrativas, como um desconto em um segundo produto, frete grátis durante um período festivo ou de data comemorativa, brindes, entre outras sugestões. “É importante entender que o cliente precisa comprar naquele momento e também precisa manter a fidelidade. Então, é imprescindível oferecer uma experiência de compra incrível. Investir no preço, no atendimento, no espaço que você oferece, seja virtual ou físico, e no pós-venda é muito importante nessa fidelização”, concluiu Éricka Albuquerque.