A procura por serviços de beleza aumenta para as festas de final de ano. Em Campina Grande, atualmente são 2.108 salões de beleza, sendo 1.850 microempreendedores individuais (MEIs), além das 257 pequenas empresas e uma grande empresa, segundo o Radar Sebrae de Oportunidades. Os preparos para esse incremento na economia passam também pela parceria com o Sebrae/PB. Dois desses empreendedores, Airton Alves de Castro e Vanessa Moraes da Mota, investiram até em novos contratados para dar conta da procura pelos looks de final de ano.
A analista técnica do Sebrae/PB, Kamilla Albuquerque, falou sobre a importância dessa parceria com uma instituição que orienta e norteia, localizando os empreendedores em posições de destaque no mercado. O Sebrae trabalha com esse setor há muitos anos, oferecendo o preparo para uma gestão de negócios atualizada e focada em resultados.
“O aumento da procura por serviços de salões de beleza durante o final do ano representa uma oportunidade estratégica para o setor, impulsionado pelo desejo das pessoas de estarem bem cuidadas em momentos de celebração. Para se preparar para atender a demanda, as empresas podem implementar práticas com planejamento antecipado, organização da equipe, definição de metas claras e uma boa estratégia de marketing. Utilizando ferramentas digitais para agendamento e organização de horários, o empreendedor pode proporcionar uma boa experiência ao cliente”, detalhou Kamilla.
A empresa Airton Cabeleireiros está alinhada com esses princípios do desenvolvimento do Sebrae desde 2010. Como profissional da beleza dos cabelos, ele ajuda no desenvolvimento de outros empreendedores no setor, apoiando os consultores desde de 2018. O cabeleireiro já investiu no programa Empretec e já se capacitou em gestão de pessoas, de negócios e na gestão financeira, além do fluxo de caixa, entre outros.
“Este ano de 2024 nós participamos de missões e feiras importantes com apoio do Sebrae, em Maceió (AL), Recife (PE) e Fortaleza (CE). É um momento de conhecer novos produtos, novas marcas, novas tendências e também comprar a preço de fábrica, para o alcance da lucratividade. A feira de João Pessoa tem uma capacidade técnica muito boa, além de vender, temos ótimas capacitações, como um curso com o barbeiro famoso internacionalmente, Eduardo Miller. São eventos muito completos, os realizados pelo Sebrae”, comentou Airton.
Outro ponto que Kamilla Albuquerque ressaltou são as ações que podem ser executadas para fidelizar os clientes, já que este momento se repete todos os anos. “Aproveitar esse aumento de movimento de novos clientes exige também ações assertivas. A fim de converter essa sazonalidade em resultados consistentes para fidelizar e manter o cliente, é essencial personalizar a experiência, criar programas de fidelidade, oferecer brindes e garantir um pós atendimento, fortalecendo o relacionamento e a retenção para que esses clientes realmente permaneçam nessas empresas e usando desses serviços”, sugeriu.
O empreendedor Airton, por exemplo, investiu também nas colaboradoras, pagando cursos de marketing digital com a ferramenta Canva. Segundo ele, isso foi muito proveitoso para o salão. Já o salão Vanessa Morais coiffeur, que fica no bairro do Jeremias, em Campina Grande, aumentou este ano em contratação de pessoal e quase todos os serviços teve procura dobrada, a partir de novembro deste ano, algo surpreendente para a cabeleireira.
Desde 2010, Vanessa mantém a parceria com o Sebrae/PB com quase todas as capacitações realizadas, além das viagens de negócios interestaduais. Isso proporciona uma experiência diferenciada com o cliente, eleva também o nível de conhecimento do gestor do negócio e o resultado é visível, além de satisfatório para quem oferta os serviços e para quem os recebe, segundo a empreendedora.
“Um dos programas do Sebrae que me ajudou muito foi o Capacitando os empreendedores em 2013. Na época, a minha mente não funcionava como hoje em relação ao dinheiro, nem eu controlava o que entrava e o que saía. Eu não sabia como organizar meu dinheiro. Depois que eu fiz esse curso, é que melhorou muito a minha visão na questão da organização das finanças. Aprendi a faturar e dividir o dinheiro”, concluiu.