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Um ambiente acolhedor e onde o cliente recebe um atendimento qualificado faz toda a diferença para destacar um produto ou serviço no mercado. Em se tratando de Pessoas com Deficiência (PcD), além de atender à legislação, disponibilizando ambiente físico acessível, o empreendedor deve ficar atento à jornada do cliente, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda.
O que o empreendedor deve ter em mente e praticar no seu negócio é promover a inclusão como um todo, conforme explica o analista técnico do Sebrae/PB, João Leôncio. “É importante levar em consideração que os empresários e seus colaboradores possam estar atentos ao perfil de cada cliente. É de fundamental importância que se possa trabalhar a questão do relacionamento com o cliente que vai se concretizar com a fidelização e, proporcionalmente, aumentar suas vendas”, orienta o analista.
João Leôncio lembra ainda sobre a importância de levar um atendimento de qualidade e acessível para todos. Para tanto, é preciso que a inclusão faça parte da cultura do negócio e que os colaboradores estejam qualificados. “Vale ressaltar que diante de pessoas com deficiência física, os clientes precisam ter acessibilidade, o local deve estar sinalizado e o empreendedor deve observar o nível de comportamento dos colaboradores para o tratamento dos clientes de forma que eles se sintam confortáveis e queiram voltar ao estabelecimento”, destaca.
Legislação – Segundo o IBGE, existem pelo menos 18,3 milhões de pessoas, a partir de dois anos de vida, com deficiência no Brasil. Desde 2018, os pequenos negócios são obrigados a disponibilizar atendimento acessível a este público, como determina o Decreto 9.405, em conformidade com o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
De acordo com o documento, a acessibilidade deve alcançar a segurança e autonomia de espaços, mobiliários, equipamentos, edificações, transporte e tudo que é inerente ao modelo do negócio, assegurando o seu uso pela pessoa com deficiência em condições de igualdade com os demais.
O analista técnico João Leôncio reforça a importância do empreendedor em se atualizar e estar atento à legislação e também se conscientizar sobre como promover a inclusão no seu negócio. “O Sebrae vem contribuindo com isso e alertando os nossos empresários, realizando capacitações para que se tornem mais competitivos e promovam a inclusão na sua empresa”, disse.
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