Estão abertas, até o dia dois de outubro, as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação. O reconhecimento é destinado para empresas industriais, pequenos negócios de todos os setores e aos ecossistemas de inovação de todo o Brasil. A iniciativa é da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com realização do Sebrae e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Conforme os organizadores, o prêmio é voltado para a indústria, com exceção dos pequenos negócios, que podem ser do setor industrial, do comércio, dos serviços ou do agronegócio. A premiação não avalia projetos em si, mas sim a capacidade de inovação das empresas e ecossistemas. Dessa forma, não é necessário inscrever um projeto específico de inovação para cada categoria disponível. Em resumo, a empresa se inscreve uma única vez e a metodologia identifica sua aderência nas categorias.
Segundo o regulamento, os inscritos irão concorrer nas categorias de Inovação em Produto, Processo, Sustentabilidade e Gestão da Inovação. O Prêmio conta, também, com uma categoria para reconhecer os ecossistemas de inovação. Nesse caso, a inscrição dos ecossistemas deve ser única para cada município brasileiro, de modo que a metodologia de avaliação irá enquadrá-la em uma das modalidades.
Além dessas categorias, as empresas concorrem também a um reconhecimento para as práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho, que poderá ser concedido para uma empresa finalista em cada modalidade. Todas as inscrições para o prêmio estão sendo efetuadas por meio do site https://www.premiodeinovacao.com.br/.
Os vencedores serão anunciados no dia oito de março de 2022. A premiação inclui participação em duas imersões em ecossistemas de inovação, sendo uma nacional e outra internacional, além de vagas no curso de Master in Business Innovation (MBI) do Senai. Por conta da pandemia, todo o processo de avaliação será feito em formato on-line, assim como a etapa de validação, que antes era realizada por meio de visitas in loco nas instalações dos semifinalistas.
De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Cláudia Pereira, o Prêmio Nacional de Inovação é uma importante ferramenta para reconhecer e proporcionar visibilidade às empresas que, por meio de práticas inovadoras, conseguem se diferenciar da concorrência e se destacar no mercado. “Ao implementar uma gestão com foco na inovação, as empresas aprimoram seus processos e entregam produtos e serviços de forma otimizada e sem retrabalho. Dessa forma, o desenvolvimento de um modelo de inovação organizacional é fundamental para criar valor para o negócio e ainda ganhar maior competitividade no mercado”, explicou a analista.
-
