ASN PB
Compartilhe

Educação empreendedora: Sebrae oferece cursos avançados para auxiliar empreendedores a melhorar seus negócios

Entre as capacitações ofertadas pela instituição estão cursos e eventos voltados para empresas que precisam reorganizar estratégias de gestão e inovar
Por Katiana Ramos
ASN PB
Compartilhe

Empreendedoras da área de tecnologia, Janielle Teixeira e Hemelly Souza estão sempre atentas às mudanças e oportunidades desse mercado. Foi percebendo o aumento na circulação de veículos elétricos na Paraíba, em especial em João Pessoa, que elas decidiram, em outubro deste ano, inovar e criar a Upzz. Para melhorar a estratégia de gestão da empresa e se diferenciar no mercado, elas participaram do In_Barca, uma jornada de inovação realizada pelo Sebrae/PB este ano.

O programa teve a sua primeira turma e foi voltado para empreendedores com negócios já estabelecidos, mas que sentiam a necessidade de mudar alguns processos e até mesmo enxergar novas oportunidades. De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Renata Câmara, a proposta da jornada é fazer com que os empreendedores consigam inovar e ampliar os seus negócios com sustentabilidade. “Nenhuma empresa sobrevive no mercado se não estiver constantemente buscando aperfeiçoar os seus resultados e suas entregas aos seus clientes e também buscando inovar e se diferenciar no mercado em que atuam”, complementou.

Foi de olho em novas maneiras de se destacar no mercado que Janielle e Hemelly participaram do In_Barca e agregar valor aos clientes que estavam buscando. A empresa delas oferece estações para recarga de baterias de carros elétricos a comerciantes que estejam em locais com estacionamento próprio. Ao aderir à proposta, o comerciante consegue rentabilizar o serviço para o público-alvo e ainda atrair novos clientes para a sua loja. “Temos um sistema integrado que faz com que empresários que tenham estacionamento rentabilizem com as recargas feitas através das nossas estações de recarga. O diferencial é justamente esse sistema integrado”, disse Janielle.

Para elas, o In_Barca trouxe o direcionamento necessário de novas estratégias para a empresa e um futuro promissor. “O programa agregou muito para nós, que estamos em um seguimento novo e precisávamos de alguns direcionamentos para melhor andamento da empresa. Tivemos insights valiosos que nos ajudaram a tomar várias decisões para melhorar o nosso negócio. Ficamos muito satisfeitas e, mesmo atuando no mercado há alguns anos, o que aprendemos com certeza irá elevar o nível do nosso novo negócio”, destacou Janielle.

A analista Renata Câmara reforçou a importância dos empreendedores estarem atentos às mudanças no seu nicho de atuação, mas que também procurem formas de inovar e sejam ágeis, inserindo práticas de inovação na empresa. “O In_Barca ajuda esses empreendedores a criar uma cultura da inovação através de métodos ágeis de forma que eles possam mudar o modelo mental na perspectiva de um crescimento sustentável”, acrescentou.