ASN PB
Compartilhe

Educação empreendedora e políticas públicas: eventos acontecem nesta terça

Fórum de Educação Empreendedora e Políticas Públicas e Seminário Brasil Mais Simples foram realizados nesta terça-feira (23), em Campina Grande 
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

Contribuir para o desenvolvimento sustentável da Paraíba, conectando professores, gestores escolares e todos os profissionais envolvidos no ecossistema educacional. Essa é a proposta do Fórum de Educação Empreendedora e Políticas Públicas, evento gratuito realizado pelo Sebrae Paraíba nesta terça-feira (23), na cidade de Campina Grande. Em sua terceira edição, o evento foi realizado em conjunto com o Seminário Brasil Mais Simples, no Centro de Convenções do Garden Hotel.  

Participaram das atividades, realizadas nos turnos manhã e tarde, professores, gestores escolares, agentes de desenvolvimento, secretários municipais e gestores públicos. Durante a manhã, a programação do Fórum contou com o painel “A educação empreendedora e as políticas para a promoção do desenvolvimento territorial” e, também, com a participação da professora e filósofa Lúcia Helena Galvão, que conversou com o público sobre “Filosofia: identidade, memória e pertencimento”.  

Ao abrir o evento, o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, destacou a importância da educação para o desenvolvimento local e de inclusão social, destacando Campina Grande como uma cidade empreendedora e inovadora de referência no Nordeste. “A educação inclui as pessoas e é a forma mais igualitária de inclusão. Neste sentido, o Sebrae, tanto no âmbito estadual quanto nacionalmente, aposta nesse processo de inclusão por meio da educação e do empreendedorismo. É nisto que temos de investir, principalmente neste momento penoso de pandemia que ainda estamos vivendo”, afirmou. 

Por sua vez, o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, enfatizou a relevância da união de duas importantes temáticas: educação empreendedora e políticas públicas. “É importante termos essa compreensão de que a educação empreendedora e as políticas públicas alimentam o processo de desenvolvimento. É por isso que unimos os dois eventos pelo segundo ano”, frisou. 

Já no turno da tarde, durante o Seminário Brasil Mais Simples, promovido pelo Sebrae com o objetivo de contribuir para a desburocratização do ambiente de negócios no estado e nos municípios, foi realizado o painel “Simplifica Paraíba”. Na ocasião, foram discutidas as principais ferramentas e estratégias que podem contribuir para a simplificação dos processos empresariais, especialmente para os pequenos negócios.  

Além dos painéis e das palestras, a programação desta terça-feira também contou com a realização de duas oficinas para profissionais da educação. Na ocasião também foi realizada a cerimônia de premiação da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Também participaram dos eventos, o gerente de educação empreendedora do Sebrae Nacional, Janio Carlos; o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Silas Santiago; o conselheiro do Sebrae Paraíba, Cícero Freire; o prefeito em exercício de Campina Grande, Lucas Ribeiro; e o prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro.