Referência no setor agropecuário, especialmente na caprinovinocultura, a Fazenda Carnaúba, localizada no município de Taperoá, no Cariri do estado, iniciou nesta sexta-feira (23), com o apoio do Sebrae Paraíba, a nona edição do Dia D. Pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia do coronavírus, o evento está sendo realizado em formato 100% on-line, abordando o tema “Do campo ao digital”. A programação, que é totalmente gratuita e diversificada, segue até o próximo domingo (25).
Durante a cerimônia de abertura, o empresário Joaquim Vilar, da Fazenda Carnaúba, ressaltou que a programação do Dia D sempre é pensada em função das necessidades do produtor rural, com o objetivo, também, de apresentar aos participantes todo o potencial do semiárido nordestino. Na ocasião, o empresário também destacou a importância do apoio do Sebrae para a realização do evento, já que a instituição é parceira do Dia D desde a sua primeira edição.
Por sua vez, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, que também integra o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Paraíba, enfatizou a necessidade de voltar mais atenção e investimentos para a região do semiárido, que possui um grande potencial de desenvolvimento. Prova disso, segundo Borba, é o trabalho realizado pela Fazenda Carnaúba, considerado uma referência nacional no setor agropecuário.
Já o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, pontuou a importância e o significado que o Dia D da Fazenda Carnaúba tem para os empreendedores do setor agropecuário, uma vez que o evento representa todo o potencial do Cariri paraibano. O diretor também destacou as novas perspectivas e inovações que o formato on-line trouxe para o evento, pontuando que elas continuarão fazendo parte do Dia D nas próximas edições, unindo os benefícios do presencial e do digital.
Também participaram da solenidade de abertura do Dia D 2021 o vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Marcelo Ártico; o presidente da Associação Paraibana de Caprinos e Ovinos, Pedro Martins; e o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, Edmundo Ferreira.
Programação – Entre os destaques da edição deste ano do Dia D da Fazenda Carnaúba, estão a realização de painéis e palestras. As capacitações irão abordar temas como a produção de queijos artesanais, técnicas e tendências da caprinovinocultura e da bovinocultura, controle biológico de insetos e pragas, as fazendas solares como uma alternativa viável para o semiárido paraibano, entre outros. Além das capacitações, o evento também contará com leilões de animais e com uma loja virtual onde o público poderá adquirir diferentes produtos relacionados com a cultura e a gastronomia do Cariri paraibano.
Memória – Além das palestras, painéis e leilões de animais, o Dia D da Fazenda Carnaúba também vai promover uma série de homenagens ao patriarca, engenheiro e produtor rural Manelito Dantas Vilar, que morreu em julho do ano passado. Para isso, o evento vai realizar um resgate das histórias, memórias e tradições familiares, que serão contadas no especial “Conversa de Terraço”, marcado para o domingo (25), dia do encerramento da programação.
Para acompanhar todas as atividades do Dia D 2021, o público interessado deve acessar a página oficial do evento, no endereço https://fazendacarnauba.com/diad2021/. No site, estão disponíveis todos os detalhes da programação, além de curiosidades e informações sobre a Fazenda Carnaúba que, além do sucesso no setor agropecuário, também é conhecida por ser o berço do Movimento Armorial, cultura imortalizada pelo escritor Ariano Suassuna e inspirada nas belezas e tradições do Cariri paraibano.
