O número de mulheres que procuram montar um negócio tem crescido cada vez mais no país e na Paraíba. Foram 352.029 mil atendidas pelo Sebrae/PB entre os anos de 2020 e 2023. Nesta terça-feira (19) é comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014 para homenagear as mulheres empreendedoras.
Entre as capacitações ofertadas pela instituição às empreendedoras está o programa “Mulheres em Foco”. Segundo a analista técnica do Sebrae/PB, Renata Câmara, a capacitação foi lançada em março deste ano, e mantém turmas constantemente. “O Mulheres em Foco trabalha muito a parte de comportamento da empreendedora, como uma operação de rotina. Mas oferecemos também capacitações técnicas em finanças, capital de giro, fluxo de caixa, entre outros”, explicou.
Renata analisou os comportamentos que precisam ser aprimorados para dar mais segurança às empreendedoras. A autoconfiança, o autoconhecimento, a capacidade de negociação, a comunicação assertiva formam o chamado soft skills, que é um conjunto de habilidades próprias com os conhecimentos técnicos.
“Uma mulher tem que lidar com muita coisa ao mesmo tempo. Envolve diversos cuidados, incluindo o doméstico e familiar. Ela tem que gerenciar muito além da empresa. As emoções, seu comportamento, tudo para ela conseguir ser uma líder do próprio negócio, ou seja, um grande desafio”, completou.
Diante dos desafios e iniciativas focadas em apoiar o empreendedorismo feminino, mulheres buscam abrir novas possibilidades, especialmente em setores onde são maioria, como o da beleza. Segundo Renata Câmara, esse é um dos setores que elas mais procuram.
“Por isso, para o Sebrae a missão com as mulheres é apoiar e desenvolver os pequenos negócios. Como para todos os empreendedores de maneira geral”, concluiu.
Prêmio Mulher de Negócios reconhece empreendedoras
Criado em 2004, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem transformado os pequenos negócios e os impulsionado até se tornarem empresas de médio porte. A vencedora da edição deste ano do Prêmio na categoria Negócios Internacionais, Thamara Bastos, de Campina Grande, ressalta o poder transformador do empreendedorismo feminino.
“Quero compartilhar uma mensagem que transcende a celebração de um prêmio: é um chamado à ação e uma homenagem ao poder transformador do empreendedorismo feminino. Empreender é, antes de tudo, um ato de coragem. É a habilidade de transformar sonhos em realidades que não apenas geram lucro, mas também impactam positivamente as nossas comunidades e o mundo. Essa jornada vai além dos números, é marcada por aprendizados profundos, superação de desafios e a construção de um legado que inspira outras mulheres a seguirem o mesmo caminho”, declarou.
Para aquelas que estão começando ou já possuem um negócio, Thamara incentiva a acreditarem no poder das ideias e na força que carregam para fazer a diferença. “O caminho do empreendedorismo é desafiador, mas é nas dificuldades que encontramos oportunidades de crescimento. Cada obstáculo superado é um passo a mais na direção do sucesso. O empreendedorismo feminino é um movimento coletivo. Conectem-se com outras mulheres, criem redes de apoio e inspirem-se! Quando mulheres se unem, criam um ecossistema poderoso de inovação e impacto, abrindo portas antes inalcançáveis”, definiu.