Nesta quinta-feira (14) é lembrado o Dia dos Animais. Em se tratando dos bichinhos de estimação, em especial, são estimados 167 milhões de pets no Brasil, sendo 67,8 milhões de cães e 33,6 milhões de gatos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Além de serem companhias indispensáveis para muitas famílias, esses animais também abrem diversas oportunidades para os empreendedores.
Na Paraíba, o segmento pet continua em alta e para quem deseja investir nessa área é preciso planejamento e buscar diferenciais no mercado. As opções para empreender nesse nicho são muitas, desde clínicas veterinárias, à venda de alimentos naturais, petsitter, serviços de banho e tosa, e os tradicionais petshops. Para quem deseja ter o próprio negócio voltado ao público pet o planejamento é essencial, sobretudo para buscar diferenciais e se destacar no mercado.
“Pesquisar muito antes de abrir, como local, serviços que serão prestados – atendimento personalizado voltado às necessidades do pet e parcerias”, orientou o analista técnico do Sebrae/PB, Lhano Osawa. Ele destaca ainda que investir em um bom atendimento, de maneira personalizada e humanizada, é um diferencial para o nicho pet, considerando que esses animais são tratados como membro da família dos seus tutores. “Os pets são tratados como filhos, então tratar bem e atender bem é essencial para se manter no mercado. Quando mais o pet é humanizado, a indústria se atualiza para as oportunidades e desafios e os pets têm que se adaptar a essa tendência para garantir o bem-estar e o impulsionamento do seu negócio”, detalhou.
Atuando como empreendedor do ramo de petshop há quase 20 anos, Higino Amorim, sócio-proprietário do Gino Pet, que também tem clínica veterinária, faz planejamento de negócios para acompanhar as tendências do mercado e implantar inovações na empresa. Após contratar uma consultoria do Sebrae/PB, ele conseguiu ampliar os serviços e a estrutura física, agregou sistemas de tecnologia para melhor gerir o negócio e ainda investiu no atendimento diferenciado ao público, com horários especiais. “É um mercado que tem um crescimento e uma evolução gigantesca. Muitos produtos novos e serviços que vêm aparecendo e, enquanto isso, a gente que empreende no setor precisa sempre se atualizar. A gente precisa evoluir para acompanhar”, explicou o empreendedor.