ASN PB
Compartilhe

Demo Day: Sebrae, Senai e IEL concluem atividades da primeira edição do Hub PB 

Com participação de 13 startups, evento de encerramento foi realizado nesta terça-feira (14), em Campina Grande 
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

Contribuir para o desenvolvimento e o amadurecimento de startups e de projetos com alto potencial de crescimento e impacto na indústria paraibana, buscando acelerar a geração de resultados. Essa é a essência do Hub PB, programa gratuito de pré-aceleração de startups, desenvolvido através de uma parceria entre o Sebrae Paraíba, o Senai Paraíba e o IEL, que encerrou nesta terça-feira (14), em Campina Grande, as atividades de sua primeira edição. 

Iniciado no mês de maio, o programa selecionou, em sua primeira fase, 25 ideias de negócio, cujos empreendedores passaram por uma etapa de capacitações e mentorias. Realizadas de forma on-line, essas atividades envolveram a elaboração do modelo de negócio das startups, a elaboração de pitchs e a participação em uma banca de mentorias, que trabalhou conteúdos como empreendedorismo, inovação, finanças e mercado.   

Em seguida, a comissão organizadora do programa selecionou 13 startups entre as participantes, que avançaram para a segunda etapa do Hub PB. Nessa fase, os empreendedores tiveram a oportunidade de trabalhar na prototipagem, que é o desenvolvimento em si das ideias e modelos de negócio. Participaram dessa etapa as startups E-mergence; Goniotech; Moozk Music Business Services; EPATAgri; Phaser Studio 3D Print; Lab Sound; ERRA; e-troca; Ânima; dI FARIA; MOVEP; Leve Orgânico; e OMNI Soluções em Pesquisa.  

No Demo Day desta terça-feira, realizado na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), um representante de cada startup apresentou, em formato de pitch, o seu modelo de negócio para uma banca de investidores. Além dos feedbacks da banca, os empreendedores também acompanharam a palestra “Cultura da inovação e o mercado das startups”, ministrada pelo gerente de Inovação do Senai Nacional, Roberto de Medeiros Júnior. 

Ao falar sobre o programa, o conselheiro estadual do Sebrae Paraíba, Alexandre Moura, destacou a importância do Hub PB para o desenvolvimento de novas ideias de negócios, além das oportunidades de networking geradas em ocasiões como o Demo Day. “Com o Demo Day, nós estamos fechando um ciclo de eventos e projetos desenvolvidos em 2021, que tem sido bastante proveitoso para as empresas da cidade e para o nosso ecossistema de inovação, abrindo as portas para diversas oportunidades no mercado”, explicou.  

Por sua vez, o diretor regional do Senai Paraíba, Euler Sales, ressaltou que o Hub PB foi criado com a missão de contribuir para o fortalecimento da indústria paraibana. “O objetivo maior é o desenvolvimento da inovação em nossa região, através de projetos que possam solucionar problemas encontrados na indústria. Por isso, o Hub PB buscou idealizar soluções para o setor produtivo do estado, fortalecendo também o ecossistema de inovação da região”, pontuou.