ASN PB
Compartilhe

Décio Lima destaca artesanato da Paraíba como patrimônio e uma das referências para o país

Presidente nacional do Sebrae visitou o Salão do Artesanato Paraibano na noite deste sábado (10), em João Pessoa
Por Katiana Ramos
ASN PB
Compartilhe

Um patrimônio referencial da arte e expressão do povo brasileiro. Foi assim que o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, classificou os produtos feitos pelos artesãos da Paraíba durante uma visita ao 41° Salão do Artesanato Paraibano, que está sendo realizado em João Pessoa (PB). O evento tem a expectativa de gerar pelo menos R$4,5 milhões em faturamento.

Décio Lima falou sobre a riqueza cultural produzida pelos quase 10 milhões de artesãos existentes em todo o Brasil e a importância da realização de um evento como o Salão paraibano, que mostra a força desses empreendedores. Ele destacou ainda a relevância dessa cadeia produtiva para fomentar a economia das cidades através dos pequenos negócios. “A Paraíba consolida, com este evento, aquilo que é uma realidade frequente na vida de grande expressão da população brasileira, que é o artesanato. É não só uma expressão artística, mas uma produção da inclusão e da renda”, afirmou Décio Lima.

Foto: Sebrae/PB

Durante a visita ao Salão do Artesanato, o presidente do Sebrae conversou com os pequenos produtores e participou ainda do lançamento do catálogo com uma coleção especial feita pelas mulheres que produzem louças a partir do barro, no município de Cajazeiras, no sertão paraibano. “Essa diversidade de tipologias que temos na feira mostra a resiliência dos paraibanos e paraibanas que nunca desistiram e transformam a arte em uma possibilidade de renda, valorizando suas raízes”, destacou.

O superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, reforçou a importância da realização do Salão, que acontece duas vezes ao ano no estado, na capital e em Campina Grande, para dar visibilidade aos artesãos paraibanos e contribuir para a economia local. “O Sebrae e o Governo do Estado estão nessa parceria para a realização do Salão do Artesanato, estimulando o empreendedorismo e o desenvolvimento dos pequenos negócios. Estamos aqui com empreendedores da arte e quem visita o salão leva essa riqueza para o Brasil e para o mundo”, frisou Luiz Alberto.

A gestora do Programa do Artesanato Paraibano, Marielza Rodriguez, lembrou da importância da parceria com o Sebrae para a capacitação dos empreendedores. “Passamos o ano inteiro acompanhando esses artesãos, promovendo capacitações para a melhoria do design, atendimento, inovação, além de incentivá-los também a participar de eventos regionais e em outros estados”, disse.

Completaram a comitiva de visitação ao Salão do Artesanato os diretores do Sebrae/PB, Lucélio Cartaxo e Neto Franca, e a deputada federal Ana Paula Lima.

Até fevereiro – O Salão do Artesanato Paraibano receberá o público até o dia 1° de fevereiro, em uma estrutura com seis mil metros quadrados e 600 expositores. O evento acontece em um espaço montado na orla de Tambaú, na capital e a entrada é gratuita.

-

-