Explorar o ambiente da natureza e conhecer o turismo regional a partir de experiências diversas. Essas são algumas das opções ofertadas aos turistas que visitam o Parque Nacional da Serra do Teixeira, área que fica localizada na região do sertão do estado da Paraíba. O ambiente abrange uma área territorial formada por 12 municípios e conta com serviços atrativos como a prática de turismo de aventura, hospedagem em pousadas, bares e restaurantes.
O proprietário da Ecopousada Pico do Jabre, Álvaro Dantas Wanderley, explica que o empreendimento está em funcionamento há cinco anos. Desde então, ele revela que tem sido crescente a demanda na região, que fica localizada na área rural do município de Maturéia, distante três quilômetros do Pico do Jabre, ponto de maior elevação no estado.
“Desde a inauguração contamos com o apoio do Sebrae. Isso porque precisávamos entender melhor o potencial da região e estudar como crescer ao longo do tempo. Fizemos três consultorias na área de gastronomia e elas nos permitiram projetar melhor o nosso restaurante. É fundamental que o empreendedor tenha essa consciência da necessidade de um auxílio especializado. Em nosso caso, além do ambiente para hospedagem o restaurante se tornou um diferencial. O que estamos trabalhando bastante agora é a questão do marketing digital”, disse.
De acordo com a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, a profissionalização do turismo é um dos pré-requisitos mais demandados pelas agências e operadoras que atuam no setor. “É importante que os serviços prestados possam encantar os visitantes. Sabemos da importância de cuidar do outro, e quando se trata do turista de aventura, esse cuidado é maior ainda quando se está comercializando uma experiência ou um destino turístico. A profissionalização da atividade é uma etapa estratégica para garantir o crescimento”, comentou.
Para reforçar o incentivo ao empreendedorismo regional e o desenvolvimento do turismo no interior, o Sebrae/PB iniciou na última segunda-feira (2) o curso de condutores em ecotrilhas e turismo de aventura. A capacitação tem uma carga horária de 40 horas e está sendo realizada no restaurante “O Casarão”, em Maturéia, e segue com o desenvolvimento das atividades até a sexta-feira (6). Ao todo, 15 pessoas estão incluídas no processo de formação com direito à certificação.
“Esse curso vem atender a demanda de qualificação no município e na região turística do Vale dos Sertões. Faz parte do processo de qualificação mobilizado pelo Sebrae aos destinos turísticos. O objetivo é contribuir para que a experiência neste setor seja cada vez mais aceita pelas agências que buscam produtos qualificados, inusitados e singulares”, concluiu Regina Amorim.