A crise econômica e social provocada pela pandemia do coronavírus trouxe uma série de dúvidas e dificuldades para os empreendedores paraibanos, que estão precisando se adaptar a um novo cenário para manter os negócios ativos, financeiramente equilibrados e com capacidade de atender as demandas dos consumidores. É por essa razão que o Sebrae Paraíba, com o objetivo de auxiliar os pequenos negócios nesse período de desafios, está oferecendo um serviço gratuito de consultorias online, cujo agendamento está disponível para empreendedores das regiões do Brejo, Agreste, Cariri e Sertão do estado.
Para realizar o agendamento, o empresário deve entrar em contato com o Sebrae Paraíba através da Central de Relacionamento, cujo telefone é o 0800 570 0800, ou pelo Whatsapp da instituição, por meio do número (83) 99193-3372. Cada empresário pode realizar uma consultoria com até quatro horas de duração, através de uma plataforma de videoconferência.
De acordo com o modelo elaborado pela instituição, o consultor do Sebrae, durante o primeiro contato com o empreendedor, vai identificar as necessidades da empresa e elaborar um relatório de diagnóstico sobre o negócio. Com base nesse relatório, o profissional vai apresentar ao empresário propostas que auxiliem na resolução dos problemas, além de esclarecer dúvidas do cliente que possam contribuir com a implantação de melhorias na empresa.
Ao realizar o agendamento, o empresário deve escolher um dos oito temas disponibilizados pela instituição. São eles: “Como melhor negociar com bancos, fornecedores e governo”, “Planejamento para gestão e acesso ao crédito”, “Planejamento e gestão financeira do negócio”, “Estratégia para vendas online”, “Organize o seu serviço de entregas”, “Remodele o seu negócio e crie oportunidades”, “Direitos e deveres trabalhistas” e “Marketing Digital”.
De acordo com a gerente regional do Sebrae em Patos, Anna Stefânia Rodrigues, a proposta do serviço, que já era prestado de forma presencial pelas agências da instituição, é oferecer mais um suporte para os empreendedores durante o período de crise. “Estamos buscando apoiar as empresas nesse momento, que também é de transformação e de mudança de mentalidade. O nosso objetivo é, junto com os empresários, criar estratégias para driblar esse momento e se reposicionar no mercado”, explicou.
