ASN PB
Compartilhe

Criatividade: Empresários de Patos se unem e criam clube de vantagens para estimular vendas

Empreendedores participaram do último ciclo do Brasil Mais-ALI, programa gratuito do Sebrae que foca na produtividade e competitividade entre as empresas 
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

Seis empresários da cidade de Patos, localizada no Sertão paraibano, se mostraram criativos e inovadores para enfrentar a crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19 e suas consequências: após participar do ciclo mais recente do programa Brasil Mais-ALI, desenvolvido pelo Governo Federal com apoio do Sebrae, eles criaram um clube de vantagens para os clientes. Para analista do Sebrae Paraíba, a busca pela inovação é questão de sobrevivência para os empreendedores. 

O clube, chamado de Mult Vantagens, funciona da seguinte maneira: ao comprar em uma das lojas conveniadas, a partir de determinado valor, que varia conforme o estabelecimento, o consumidor ganha um cartão que dá direito a até 15% de desconto em compras nas demais lojas participantes do clube, no período de até 30 dias após a última compra feita. Segundo explicou a criadora da iniciativa, a empresária Rosivânia Jerônimo de Lucena, da loja Stomp Patos, a ideia surgiu quando estava participando do Brasil Mais-ALI.  

“Com as dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia, devido ao não funcionamento dos estabelecimentos, pensei em reunir lojistas para ganhar força perante os clientes, oferecendo vantagens. Propus ao agente do ALI que me atendeu, que gostou da ideia e assim levamos para os demais lojistas. Eu me inspirei nas redes de supermercados de pequeno porte que se juntaram para ter mais força de barganha perante os fornecedores. Porém, no nosso caso, o objetivo é estimular a venda por meio da oferta de vantagens aos clientes”, esclareceu. 

A empresária relatou que a experiência tem sido positiva e contou com boa adesão dos clientes. Funcionando desde junho deste ano, o clube conta com a participação das lojas Mila Beach and Beauty, Li Mont, Novacell, Lady Shoes e Item Kids. “Participar do Brasil Mais-ALI me ajudou a identificar problemas, analisar o financeiro da loja e fazer o cálculo da produtividade. Além disso, abriu portas para conhecer outros empreendedores da cidade e as reuniões coletivas são um ótimo momento para trocar ideias”, afirmou a empresária, cuja loja é voltada à venda de roupas masculinas e está em atividade desde abril de 2018.  

Inovação – A analista técnica do Sebrae Paraíba e gestora estadual do Brasil Mais-ALI, Cláudia Pereira, salientou que implementar uma ação que tem como foco trazer e fidelizar clientes, como é o caso dos clubes de vantagens, mostra que a empresa está efetivando em seu modelo de negócio uma inovação incremental. “Dessa forma, ela sai da prospecção convencional da busca por clientes com estímulo de compra através da oferta de benefícios. Além disso, as empresas participantes se ajudam mutuamente através dessa parceria”, frisou. 

Ela enfatizou, ainda, que estar antenado com as mudanças de mercado, que atualmente têm sido mais desafiadoras ainda para os pequenos negócios, tem ajudado muitos empresários a passarem por esse momento crítico de pandemia. “Por isso, é tão importante buscar novas tecnologias na forma de atender, rever processos internos, estar presente nos meios digitais e firmar parcerias para se posicionar de forma que chame atenção dos clientes antigos e novos”, enumerou. 

Com a proposta de auxiliar empreendedores de micro e pequenas empresas para que possam aumentar a produtividade e a competitividade de seus negócios, através da promoção de melhorias de baixo custo e de alto impacto, o Brasil Mais-ALI já beneficiou 264 empresas na Paraíba. Com foco na oferta de soluções voltadas à inovação de processos e à melhoria da gestão das empresas, o programa teve o seu primeiro ciclo realizado na Paraíba entre os meses de março e junho, em quatro agências regionais do Sebrae: João Pessoa, Sul, Campina Grande e Patos.