ASN PB
Compartilhe

CRENÇA: Centro de Referência da Renda Renascença é destaque no 33° Salão do Artesanato Paraibano  

Evento, realizado através de uma parceria entre o Sebrae e o Governo da Paraíba, está em sua última semana de programação
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

Criado com a proposta de valorizar a renda renascença e de contribuir, por meio de orientação e capacitação, para a sua preservação histórica e cultural, o Centro de Referência da Renda Renascença (CRENÇA) é um dos destaques da 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, evento realizado em João Pessoa através de uma parceria entre o Sebrae Paraíba e o Governo do Estado.  

Inaugurado oficialmente em novembro do ano passado, o CRENÇA funciona em um prédio histórico no centro da cidade de Monteiro, no Cariri da Paraíba, beneficiando cerca de três mil artesãos da região. No espaço, cuja gestão é compartilhada entre o Sebrae, o Governo do Estado e a Prefeitura de Monteiro, os artesãos podem trocar experiências e informações e participar de cursos e oficinas.  

No local, que é uma espécie de vitrine para o artesanato produzido com a renda renascença, também funciona um laboratório permanente de inovação e tecnologia para o desenvolvimento de novos produtos, gerando emprego, renda e novas oportunidades para os empreendedores da região. Por essa razão, considerando a importância do CRENÇA para os artesãos, uma réplica do espaço foi montada dentro do Salão de Artesanato, que esse ano está sendo realizado na beira-mar de Cabo Branco.  

De acordo com a gerente regional do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, a reprodução do CRENÇA no Salão do Artesanato é um importante instrumento de valorização e divulgação não só da renda, mas também da cultura e das tradições do Cariri paraibano. “É uma importante vitrine de oportunidade para tornar a renda renascença conhecida e conquistar novos clientes para os artesãos”, ressaltou.  

Por sua vez, a gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, disse que o espaço do CRENÇA no evento foi criado com o objetivo de divulgar o trabalho realizado no Cariri. “O espaço busca divulgar o CRENÇA e exaltar a renda renascença. A capital paraibana está cheia de turistas, que com certeza ficarão encantados com a beleza e a qualidade da renda do nosso Cariri e ficarão com o gostinho de quero mais, despertando a vontade de irem ao CRENÇA em Monteiro, prestigiando também os roteiros do Cariri Cultural”, explicou a gestora.  

Trabalhando há 43 anos com a renda renascença, a artesã Aparecida Silva, do município de Zabelê, é uma das expositoras do Salão do Artesanato. Participando há anos do evento, Aparecida, que herdou as habilidades da mãe, destaca a importância do Salão para a valorização dos artesãos paraibanos. “O Salão do Artesanato é importante porque divulga o nosso trabalho para os turistas e para as pessoas do próprio estado. Antigamente nós não tínhamos essa oportunidade e o nosso trabalho não era visto”, declarou.  

Últimos dias – Com o tema “Toda arte que vem do mar”, o 33º Salão do Artesanato Paraibano teve início no dia 12 de janeiro e seguirá aberto ao público, reunindo as diversas tipologias do artesanato do estado, até o próximo domingo (6), das 16h às 22h. A entrada é gratuita, mas estão sendo recebidas no local doações de 1kg de alimento não perecível, devido à uma ação social junto ao Hospital Padre Zé.