ASN PB
Compartilhe

Corrida de rua contribui para o desenvolvimento de pequenos negócios

Prática esportiva tem conquistado cada vez mais adeptos e eventos movimentam diversos setores da economia
Por Katiana Ramos
ASN PB
Compartilhe

Desde os lojistas de produtos esportivos aos organizadores que disponibilizam equipes de apoio ao evento. A corrida de rua tem conquistado cada vez mais adeptos e na Paraíba não é diferente, unindo a prática esportiva e o desenvolvimento econômico, incluindo dos pequenos negócios.

No calendário das principais corridas de rua previstas para serem realizadas este ano na Paraíba são pelo menos 40 eventos do tipo, em diversos municípios, com destaque para João Pessoa e Campina Grande.

De acordo com a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, as provas mobilizam uma verdadeira cadeia produtiva local, como pequenos comércios, lojas de artigos esportivos, serviços de fisioterapia, nutrição, assessorias de corrida, mídias locais, costureiras, gráficas, entre outros estabelecimentos. “Todos ganham. Em média, um corredor gasta entre R$ 250 e R$ 600 por evento. Isso significa que uma corrida bem organizada pode injetar centenas de milhares de reais na economia de uma cidade”, acrescentou a gerente.

Ela ainda lembrou que, além do apoio aos pequenos negócios, em suas diversas frentes, o Sebrae/PB também se integra ao cenário dos eventos de corrida realizando a primeira edição da “Corrida de Empreendedores”, marcada para o dia 20 de julho, em Campina Grande. “É uma ação estratégica que conecta saúde, bem-estar e desenvolvimento econômico local. Só no Brasil, são mais de 14 milhões de pessoas praticando corrida regularmente, e esse número deve crescer 25% até 2025. Isso revela um movimento nacional que envolve qualidade de vida, mas também consumo, serviços e oportunidades de negócio”, destacou Ivani Costa.

Com 1.500 inscritos, a Corrida dos Empreendedores abriu as inscrições na última quarta-feira (02), de forma gratuita. O evento é parte da programação prévia da Feira do Empreendedor, que será realizada em Campina Grande de 21 a 23 de agosto.