ASN PB
Compartilhe

Coronavírus: Sebrae produz guia para auxiliar gestores escolares durante crise

Material aborda enfrentamento da pandemia pela direção das unidades com foco nos canais de comunicação
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

Para além das consequências econômicas, a pandemia do coronavírus (Covid-19) também terá repercussões no âmbito educacional. Neste sentido, para auxiliar os gestores escolares, o Sebrae Paraíba divulgará uma série de cartilhas com orientações sobre como lidar com a comunidade escolar durante e após o isolamento social. O primeiro material disponibilizado aborda a importância e especificidades dos canais de comunicação neste período.

Com medidas preventivas adotadas para evitar a disseminação em escala do vírus, tais como fechamento de escolas, torna-se importante, neste momento, orientar, tranquilizar, conscientizar e preparar toda a comunidade escolar para as ações futuras. Por isso, a comunicação figura como requisito fundamental para promover a aproximação da comunidade na busca de soluções conjuntas para a atual crise vivida em todo o mundo.

Uma das ferramentas apontadas pela cartilha é o uso da internet, tendo em vista a sua praticidade e rapidez. Além de sites e e-mail, que permitem a disseminação da informação e de conteúdos pedagógicos, o material recomenda o uso de redes sociais, a exemplo de Whatsapp, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube, considerando as funcionalidades de cada uma, e a realização de reuniões virtuais, por meio de videoconferências, hangouts, zoom cloud meeting, entre outros.

Nos locais onde o acesso à internet é difícil, a orientação é utilizar os serviços de rádios locais. Outra dica da instituição é a criação de comitês de gestão com o objetivo de elaborar um Plano de Comunicação para fazer chegar ao público escolar as informações e orientações necessárias neste momento.

Para a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, o material auxilia a passar pela crise priorizando a informação e incentivo à proteção de estudantes e funcionários das escolas. “O importante para a gestão escolar neste momento é não perder a ligação com professores e manter contato com os alunos. Preocupado com isso, o Sebrae montou esse material para auxiliar os gestores. Além disso, por meio da plataforma de Ensino a Distância, disponibilizamos cursos para que professores possam se capacitar e alunos aprender conteúdos de empreendedorismo através de jogos”, destacou. No portal do Sebrae, já tem 20 jogos disponíveis para jovens e, em poucos dias, mais de 8 mil acessos foram contabilizados em todo o país.