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Consultorias do Sebrae Paraíba auxiliam empreendedores a planejarem e montarem e-commerce

Sebrae Paraíba dispõe de consultorias específicas para dar o passo inicial na transformação digital do pequeno negócio ou aprimorar o que já está sendo feito pelo empresário
Por Redação
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Com a adoção de medidas de restrição de locomoção de pessoas e fechamento dos espaços físicos de empreendimentos, objetivando evitar a disseminação da Covid-19, o ambiente digital vem se tornando, cada vez mais, o espaço seguro e recomendado para a realização de negócios neste período. Seja por meio das redes sociais, sites próprios ou até mesmo desenvolvimento de aplicativos para interação com o cliente, os empreendedores estão adotando o e-commerce e transformando digitalmente seus negócios. Neste sentido, o Sebrae Paraíba dispõe de consultorias específicas para dar o passo inicial na transformação digital do pequeno negócio ou aprimorar o que já está sendo feito pelo empresário. 

Dados do Sebrae Paraíba apontam que, em 2020, a área de Desenvolvimento tecnológico foi a que registrou maior quantidade de horas em consultoria entre as oferecidas por meio do Sebraetec, com 31.379 horas (ou 39,2% do total ofertado no ano passado). Dentre os setores mais solicitados, está o de Transformação digital, que registrou 20.007 horas em consultoria, o que corresponde a 63,8% do total da área. Somente em janeiro e fevereiro deste ano, 16 atendimentos foram realizados na área, na qual empreendedores buscaram consultorias para planejar ou implantar o e-commerce em seus negócios. 

O gestor do Programa Sebraetec no Sebrae Paraíba, Joacir Souto, explicou que iniciativas como implantação de delivery e vendas on-line têm sido procuradas e é o que está contribuindo para a sobrevivência das empresas neste período de crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus. Além disso, Souto afirmou que é importante a empresa ter mais de um canal de acesso aos seus produtos, especialmente porque as vendas on-line já estavam sendo adotadas antes da pandemia.  

“Neste momento, para muitas empresas, o digital é o único caminho para vender seus produtos e serviços. É um novo mercado que se abre e tem potencial de crescimento para a empresa. O empreendedor interessado pode se dirigir a uma das unidades do Sebrae espalhadas pelo estado e conversar com o gestor de atendimento para ter acesso às consultorias. Existe para quem ainda precisa planejar a implantação de um e-commerce, ou seja, começar do zero, e para quem já possui, mas deseja desenvolver o que tem”, enfatizou o gestor do SebraeTec. 

Tour virtual de 360º – O fundador da construtora Urban, Caio Palhano, encontrou, por meio de uma solução digital pensada através de consultoria na área de desenvolvimento tecnológico, uma forma interessante de garantir que potenciais clientes “visitassem” o empreendimento que começou a ser construído no começo de 2020: um hotsite para uma visita on-line (https://janeiro.vivaurban.com.br/). O tour virtual permite que tanto o prédio e suas áreas comuns quanto os apartamentos sejam visualizados em 360º pelo interessado e, o melhor, sem sair de casa. 

“No momento em que se fechou o mercado, ficamos preocupados em como atingir clientes e mostrar os produtos, já que, na construção de um imóvel, estar presente fisicamente é fundamental para se ter ideia das dimensões e do que é o empreendimento. Então, buscamos uma solução digital para permitir o mínimo possível de acesso a clientes. Qualquer pessoa com um smartphone consegue acessar o hotsite e fazer a visita virtual aos ambientes do prédio. Essa foi uma ferramenta interessante, útil e que ajudou a converter vendas. Estamos muito satisfeitos e, se não fosse pelo Sebrae, que chegou junto no momento mais crítico da pandemia, não teríamos como mostrar nosso produto. Dá orgulho em ter uma agência fomentadora e que, de fato, faz a diferença”, afirmou o empresário.