Fomentar o setor de panificação e confeitaria da Paraíba, gerando novas oportunidades de negócios e aproximando o empreendedor das inovações e tendências do mercado. Essa é a proposta da Expopão, feira de negócios gratuita que iniciou nesta quarta-feira (19) as atividades de sua sétima edição. O evento, que conta com o apoio do Sebrae/PB, é promovido pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) e pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Campina Grande. As atividades ocorrem na Fiep até a próxima sexta-feira (21) e são voltadas exclusivamente para empreendedores que possuem CNPJ.
De acordo com os organizadores, a expectativa da VII Expopão é de movimentar R$ 5 milhões em negócios, celebrados na própria feira ou a partir de negociações posteriores iniciadas durante os três dias de evento. Para isso, além das rodadas de negócios, a programação da sétima edição da Expopão também conta com a exposição de matérias-primas, equipamentos e serviços que são voltados para a cadeia produtiva de confeitaria e panificação.
Ao participar da abertura do evento, o diretor técnico do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, destacou a importância de cada parceiro que faz parte da organização da Expopão. Segundo o diretor, a união de esforços é determinante para a obtenção de resultados e para a sustentabilidade do setor. “Juntos, estamos avançando para fazer com que esse evento possa contribuir cada vez mais com o desenvolvimento do setor de panificação na Paraíba”, pontuou.
Em seguida, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, que também integra o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PB, mencionou a importância do evento para a economia do estado. “Depois de três anos sem acontecer, o evento volta com uma nova força, apresentando a sua maior edição e reafirmando a sua importância para o setor de panificação e confeitaria do nosso estado”, afirmou.
Por sua vez, o presidente da Fiep, Francisco de Assis Benevides Gadelha, ressaltou a importância do evento para que os empreendedores do setor de panificação possam ampliar seu acesso ao mercado. “A Expopão tem um significado muito importante para a Paraíba, porque a panificação é um tipo de indústria forte, que existe em praticamente todas as cidades do estado. A nossa intenção é fortalecer ainda mais essa feira, ampliando o espaço para dar ainda mais visibilidade ao evento, que já é o maior do segmento na Paraíba”, acrescentou.
Já o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, declarou que “fico muito orgulhoso de que Campina Grande esteja realizando, este ano, que simbolicamente é o ano da retomada e do reencontro, a maior edição da Expopão. Desde já, renovo o nosso compromisso e a nossa disponibilidade para continuarmos sendo parceiros da Expopão e de qualquer evento que faça a nossa cidade ainda maior”.
Também participaram da abertura da Expopão, nesta quarta-feira, o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Campina Grande, Afonso Luís de Melo, e o gerente regional do Sebrae na cidade, João Alberto Miranda.
Capacitação – Além das atividades com foco na geração de negócios, a programação da VII Expopão, que ocorre das 16h às 21h, também oferece uma série de capacitações aos empreendedores que desejam aperfeiçoar ou adquirir novos conhecimentos. Entre essas capacitações, estão as aulas-show com Hannah Barros, que é especialista em confeitaria e no trabalho com o creme chantininho; e com Luciano Chaves, que é consultor gastronômico, cujo trabalho tem como ênfase ensinar empreendedores a criarem processos de produção e receitas de sucesso para os seus negócios.
Já as oficinas que serão realizadas nos três dias de evento vão abordar temas como a produção de panetones, pães especiais, brilhos e ganaches, tecnologia da panificação, folhas de açúcar para decoração de bolos e fabricação de cookies e croissants. A programação completa está disponível no endereço https://www.expopaopb.com.br/. Já as inscrições para quem deseja participar do evento podem ser efetuadas no site, ou na própria Fiep.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
