Cerca de 50 produtores rurais que plantam algodão no município de Ingá estão participando do processo de certificação do produto para que ele seja reconhecido como orgânico. O Sebrae/PB, como entidade que fomenta o empreendedorismo em diversos segmentos da economia, está apoiando a retomada da produção de algodão na cidade e participou, nessa segunda-feira (12), do Dia de Campo promovido pela Prefeitura Municipal.
Segundo explicou o analista técnico do Sebrae/PB, Pablo Queiroz, a retomada da produção tem tido boa aceitação e, dessa forma, a instituição foi chamada para formar parceria, junto a entidades privadas e governamentais, a exemplo de Empaer e Embrapa. “Mas o mais importante é que houve aceitação por parte dos produtores locais”, destacou. Em meio a diversas iniciativas que estão sendo feitas para fomentar a produção do algodão na região, o Sebrae/PB é parceiro principalmente no aspecto da certificação do produto.
“Contratamos uma empresa certificadora que vai certificar o algodão e valorizar o produtor, dando maior poder de comercialização. A empresa já está atuando e, em breve, vai entregar a conclusão da certificação, que depende muito do produtor. Ou seja, não basta só contratar a certificadora, mas o produtor precisa seguir o que está na cartilha do orgânico para ter a certificação garantida. O processo de acompanhamento do produtor é de, em média, seis meses, sem contar com possíveis adequações e ajustes”, explicou.
Além do valor agregado garantido por meio da certificação, o algodão produzido em Ingá segue os princípios da sustentabilidade, tendo como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU. Em relação ao Dia do Campo, promovido nessa segunda (12) pela Prefeitura de Ingá, o analista comentou que foi um momento de integração entre o produtor, comprador e instituições parceiras que atuam na organização e produção dos agricultores. “Pudemos ver toda a cadeia produtiva e os envolvidos na iniciativa que possuem o objetivo de desenvolver a cultura do algodão na região”, frisou Pablo Queiroz.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

