ASN PB Atualização
Compartilhe

Com apoio do Sebraetec, produtores rurais ampliam carcinicultura no Vale do Paraíba

Programa atende 21 produtores da região que estão conseguindo ampliar o mercado e inserir produto na merenda escolar
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Os produtores de camarão dos municípios da região do Vale do Paraíba estão conseguindo ampliar a comercialização do produto e até mesmo inserir o alimento na merenda escolar. Esses resultados são frutos das consultorias do Sebrae/PB, por meio do programa Sebraetec, que atende 21 carcinicultores da região.

Entre as principais ações para os carcinicultores está a organização deles em cooperativas, por meio de uma parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-PB), que possibilitou a emissão de outorgas e licenças ambientais, documentos necessários para serem cooperados e participarem de outros projetos do setor.

“Nós estamos deixando todos com suas licenças em dia. Temos alguns também com consultoria sobre manejo, promovendo seminários, capacitações e feiras, como a Fenevale. São diversas ações que têm atendido essa cadeia produtiva e com certeza têm dado um impulsionamento na atividade no estado”, explicou Pablo Queiroz, analista técnico do Sebrae/PB e responsável por acompanhar os produtores rurais e carcinicultores da região do Vale.

Outra conquista importante para este ano foi a venda do camarão para a merenda escolar nas instituições de ensino municipal da cidade de Salgado de São Félix. O produto deve entrar no cardápio da merenda a partir do próximo ano letivo. “A carcinicultura na Paraíba tem se destacado no Nordeste e no Brasil. Essa foi mais uma conquista para os produtores e com certeza em 2024 teremos mais novidades”, destacou.

Um exemplo de quem está tendo bons resultados a partir das consultorias e acompanhamento do Sebrae na sua produção é o carcinicultor e agricultor Eduardo Camelo Borba. Ele cultiva camarões há dez anos e começou a atividade para mesclar com a produção agrícola que já mantinha na sua propriedade. “Está sendo muito bom participar dos projetos e achei o retorno do investimento mas rápido e com lucro bem melhor do que nas outras atividades”, comentou.

Para 2024, os produtores de camarão do Vale do Paraíba serão contemplados com uma usina de beneficiamento, que vai funcionar em Itabaiana. O equipamento é resultado de uma parceria entre o Sebrae, OCB-PB, governo do estado e parlamentares.

-