Com o objetivo de alavancar o turismo na capital paraibana durante a retomada, auxiliando os empresários do setor neste momento delicado de pandemia da Covid-19, foi lançada, nessa terça-feira (4), a Campanha de marketing promocional do destino João Pessoa. Focada no marketing digital, a campanha está estruturada em quatro eixos: lazer, hotelaria, eventos e alimentação e contou com o apoio do Sebrae Paraíba para a produção do conteúdo estratégico. O lançamento das peças ocorreu em evento que reuniu o trade turístico paraibano no Hotel Best Western Caiçara.
A campanha de divulgação do destino João Pessoa conta com a realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Paraíba (Abav-PB), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Paraíba (Abrasel-PB), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB) e Convention Bureau de João Pessoa. Além do Sebrae Paraíba, a iniciativa tem o apoio institucional da PBTur, Fecomércio, Secretaria de Turismo de João Pessoa e Secretaria de Estado do Turismo. A primeira publicação será feita na próxima segunda-feira, dia 10 de maio.
O diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, ao participar da solenidade de lançamento da campanha, explicou que a instituição tem a visão de apoiar o segmento do turismo, principalmente considerando o atual momento vivenciado. “Com as dificuldades, era preciso um grupo que se reunisse para montar uma ação estratégica para captar e promover o destino João Pessoa. Esse foi o objetivo maior do Sebrae: juntar esforços e compartilhar o que cada um tem de melhor na construção da promoção turística de João Pessoa. Assim, ganha João Pessoa, a Paraíba e o trade turístico”, destacou.
Ele lembrou que, neste sentido de fortalecimento do turismo no estado, o Sebrae tem promovido encontros on-line com o trade turístico de regiões como Litoral Norte, Litoral Sul e Brejo paraibano focando no relacionamento destas lideranças. “Queremos ajudar na construção da governança para que se torne algo sustentável e as entidades possam pensar e agir com um horizonte estratégico. Este é só o primeiro passo ao longo desta caminhada”, frisou.
União – Para Breno Mesquita, presidente da Abav-PB, este é o momento de reconstrução do turismo regional e nacional. “Com a campanha, queremos informar que, além das belezas naturais, estamos preparados, principalmente em relação aos protocolos sanitários de proteção à Covid-19, com o objetivo de atrair turistas. A ação trará muitos benefícios para este segmento que foi tão massacrado no último ano. O mais importante, neste momento, é a união das entidades para conseguirmos efetivar a campanha”, destacou.
O presidente do Convention Bureau de João Pessoa, Marcos Abrantes, também salientou a importância da união de entes da iniciativa privada e pública para a realização e massificação da campanha. “Sabemos que um dos gargalos do nosso turismo é a comunicação e a massificação do que é a cidade, porque em termos de atrativos João Pessoa está bem à frente de outros destinos. Além disso, o turismo tem uma gama de capilaridade dentro do fator economia, movimenta muitos segmentos e, com isso, esperamos alcançar o resultado almejado do ponto de vista da retomada do turismo na capital paraibana”, afirmou.
De acordo com o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, a expectativa em relação à campanha é que mais turistas visitem a cidade. “Estamos em um período difícil, limitados de voos internacionais e dos que vêm do Sul e Sudeste, ou seja, sobrevivemos do turismo regional atualmente. No entanto, a Paraíba está na frente em termos de vacinação e acreditamos que tudo isso vai passar. Os decretos estão ficando mais flexíveis e estamos aproveitando este momento para planejar, fazer o marketing, capacitar e ofertar treinamentos aos que integram o segmento do turismo. Com isso, o resultado positivo será visto mais adiante”, afirmou.
Campanha – Para a campanha de marketing digital do destino João Pessoa, foram montados mosaicos (conjunto de publicações postadas em sequência que, juntas, formam uma só imagem) para cada um dos quatro eixos principais (lazer, hotelaria, eventos e alimentação), além do destino João Pessoa. As peças serão publicadas nas redes sociais do Sebrae Paraíba, da Abav-PB, da ABIH-PB, da Abrasel-PB, do Convention Bureau de João Pessoa, da Secretaria de Turismo de João Pessoa, do Centro de Convenções e da empresa que montou a estratégia de marketing.
Cada mosaico conterá imagens da capital paraibana e mostrará as vantagens do destino no tocante aquele tema. Ao todo, foram criadas 120 peças para as redes sociais e serão produzidos, também, quatro vídeos promocionais. As publicações terão início na próxima segunda-feira, com a postagem de um mosaico por semana.