Proporcionar visibilidade para a caprino e a ovinocultura, além de incentivar a geração de novos negócios e a troca de experiências entre os empreendedores do setor agropecuário. Essa é a proposta da Expo Apacco, evento promovido pela Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Sociedade Rural da Paraíba e o Sistema Faepa/Senar, que conta com o apoio do Sebrae Paraíba e de diversas instituições do estado.
O evento, que marca a retomada das exposições agropecuárias na Paraíba, interrompidas desde o início da pandemia do coronavírus, será realizado em Campina Grande, no Parque de Exposições Carlos Pessoa Filho, localizado às margens da BR-104, na saída para o estado de Pernambuco. Conforme a programação, as atividades serão promovidas em formato híbrido, com início na próxima segunda-feira (27).
De acordo com o presidente da Apacco, Pedro Martins, entre os destaques da programação de 2021, estão a Exposição Nacional de Cabras das Raças Leiteiras, a Exposição Nordestina das Raças, Dorper e White Dorper, a Copa Cabrito da Raça Anglo Nubiana e o Primeiro Encontro Nacional de criadores da Raça Murciana Granadina. Além disso, a programação da Expo Apacco, que segue até o dia dois de outubro, também contará com torneio leiteiro, leilões, exposição de queijos e derivados do leite de cabra, exposição de equipamentos e insumos agropecuários e oficinas e palestras com temas relacionados ao setor.
Ainda conforme o presidente da Apacco, para que o evento possa ser realizado em formato híbrido todos os protocolos de prevenção ao coronavírus estão sendo seguidos. Dessa forma, no Parque de Exposições, o acesso do público ocorrerá mediante triagem, de modo que a quantidade de pessoas no ambiente não ultrapasse os 50% de sua capacidade total. Já os interessados em participar do evento na modalidade on-line devem acessar o site https://expoapacco.com.br/.
Ao destacar o apoio do Sebrae Paraíba ao evento, o analista técnico da instituição, João Bosco da Silva, afirmou que a Expo Apacco é uma importante oportunidade para reunir a cadeia produtiva da caprinovinocultura após um longo período de distanciamento por conta da pandemia. Ainda conforme o analista, esse apoio ao evento é possível por meio do programa AgroNordeste, criado pelo governo federal, com o apoio do Sebrae, cujo objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural.
“Dentro do programa AgroNordeste a caprinovinocultura é a cadeia prioritária para a região, então a gente não poderia estar de fora de um evento como esse, em que toda a cadeia produtiva estará representada. Será um momento ímpar, para transmitir informações e ter esse contato direto com os produtores, que não estava ocorrendo por conta pandemia. Em resumo, o evento é uma vitrine para que o produtor participe e conheça as novidades do mercado”, acrescentou João Bosco da Silva.
Serviço:
Expo Apacco 2021
Data: 27 de setembro a 2 de outubro
Local: Parque de Exposições Carlos Pessoa Filho – Campina Grande
Mais informações: https://expoapacco.com.br/
-
