ASN PB Atualização
Compartilhe

Carnaval Tradição: Gestão criativa e colaborativa são estratégias para sustentabilidade das agremiações  

Sebrae Paraíba promove nesta segunda (29), às 19h, o Primeiro Encontro da Liga Carnavalesca de João Pessoa 
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

A expressão cultural de um povo contribui, para além do sentimento de pertencimento e criatividade de uma população, para enriquecer as experiências de turistas em destinos pelo mundo afora. No entanto, é preciso haver colaboração e criatividade na gestão e produção cultural, de modo a fortalecer os grupos e atividades do segmento, tornando-as autossustentáveis. É com esta premissa que o Sebrae/PB promove, nesta segunda-feira (29), às 19h, o Primeiro Encontro da Liga Carnavalesca de João Pessoa.

Representando um total de 44 agremiações do Carnaval Tradição, entre clubes de orquestra, escolas de samba, ala ursas e tribos indígenas, a Liga Carnavalesca de João Pessoa integra o segmento de economia criativa. Dessa forma, o encontro tem como objetivo discutir formas de gerar renda, o ano inteiro, para as agremiações carnavalescas da Capital por meio da gestão criativa e colaborativa entre as entidades.

Para a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, além dos atores culturais, a própria sociedade organizada e o governo devem demonstrar interesse no fortalecimento das atividades culturais. “Embora não seja papel de governo produzir cultura, ele deve assegurar os direitos à produção e promoção cultural, estimulando a criatividade e fomentando as expressões múltiplas de uma sociedade”, destacou.

Neste sentido, entre as possibilidades existentes para auxiliar as agremiações carnavalescas da Capital a se tornarem mais sustentáveis estão a inserção das expressões carnavalescas em exposições artísticas ou arte de muralismo da cidade, usar as agremiações como fonte de inspiração para criação de estampas e acessórios de moda criativa e divulgação de músicas e sambas-enredo de escolas de samba de João Pessoa em rádios e plataformas de áudio digitais, por exemplo.

“Esse é o primeiro encontro de sensibilização junto aos representantes da Liga Carnavalesca de João Pessoa. O objetivo da consultoria é qualificar os membros das 44 agremiações em Gestão de Negócios Criativos para que possam gerar renda o ano inteiro, fortalecendo a rede de agremiações e transformando o coletivo em vários pequenos negócios criativos. Serão utilizadas 273 horas de consultoria no período de agosto a dezembro de 2022”, explicou a gestora.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.