A necessidade de ampliar os conhecimentos sobre empreendedorismo e gestão e de ficar por dentro das transformações digitais são alguns dos principais desafios enfrentados pelos empresários de pequenos negócios. Essa necessidade se tornou ainda mais evidente desde o início da pandemia do coronavírus, quando as capacitações on-line se transformaram em grandes aliadas dos empreendedores, auxiliando diretamente no desempenho dos negócios diante da crise. Como reflexo direto dessa busca dos empresários, o Sebrae registrou, no primeiro semestre deste ano, mais de 1,2 milhão de matrículas em sua plataforma nacional de Educação a Distância (EaD).
Conforme balanço divulgado pela instituição, os 10 cursos mais procurados na plataforma durante esse período foram: Marketing digital para o empreendedor, Gestão financeira, Atendimento ao cliente, Gestão de pessoas, Aprender a empreender, Iniciando um pequeno grande negócio, Marketing digital (módulo 1), Liderança: como desenvolver times de alta performance, Os segredos por trás de um Instagram vendedor e Gestão empresarial integrada.
Nesse universo, ganharam destaque durante o primeiro semestre do ano as capacitações relacionadas com o marketing digital, tema que, de acordo com o gerente de relacionamento digital do Sebrae Paraíba, João Jardelino, se tornou fundamental diante das mudanças provocadas pela pandemia nos hábitos do consumidor.
“Os hábitos de consumo dos clientes mudaram, com estes criando um relacionamento com as empresas através dos seus canais digitais. Consequentemente, as empresas mais antenadas estão buscando capacitação, se destacando o tema do marketing digital. Nesse universo, o conteúdo abordado envolve, entre outros aspectos, como você vai conseguir atrair potenciais clientes através de seus canais digitais, como melhorar a comunicação digital e o design das páginas e canais. Em resumo, o objetivo é melhorar a interatividade e conseguir criar um relacionamento com os seus clientes através dos canais digitais”, explicou o gerente.
Além das 10 capacitações mais procuradas pelos internautas durante os seis primeiros meses do ano, os dados divulgados pelo Sebrae também destacam, entre os cursos mais demandados pelo público, nessa área da transformação digital, os que abordam os seguintes temas: Como vender pela internet na crise do coronavírus, Marketing digital (módulo 2), Marketing digital (módulo 3), Marketing digital (módulo 4) e Como construir uma loja virtual.
Atendimentos em 2021
Encerrado o primeiro semestre de 2021, o Sebrae Paraíba também divulgou um balanço dos atendimentos realizados pela instituição entre os meses de janeiro e junho. Conforme os dados, nesse período foram atendidos 9.811 microempreendedores individuais (MEI), 3.780 microempresas (ME) e 821 empresas de pequeno porte (EPP). Para esses empreendedores e demais públicos atendidos pela instituição durante o semestre, foram realizados em todo o estado 64.070 atendimentos, entre presenciais e remotos.
Para atender ao público, além das 11 agências regionais espalhadas pelo estado, o Sebrae Paraíba também conta com o site da instituição, no endereço https://www.sebraepb.com.br/, os canais oficiais nas redes sociais e, ainda, a Central de Relacionamento e o WhatsApp, ambos com número 0800 570 0800.
