O Sebrae/PB concluiu, esta semana, a primeira etapa da capacitação que é voltada para a formação de investidores-anjos na Paraíba. Aplicada pela primeira vez no estado, a metodologia busca estimular a criação de uma rede de investidores interessados em apoiar startups e negócios inovadores, fomentando assim o ambiente de inovação paraibano. De acordo com o Sebrae, além de formar os empresários do estado, a Paraíba também atua como um dos polos nacionais da capacitação, contemplando ainda empreendedores de outros três estados nordestinos.
Ao todo, conforme a analista técnica do Sebrae/PB, Nilvânia Silva, a capacitação online conta com 16 participantes, que desde o mês de fevereiro trabalham tópicos como a dinâmica de funcionamento do mercado de investimentos; estratégias para identificar startups com alto potencial de mercado; erros e acertos no momento de investir; e os principais termos que possuem relação com um contrato de investimento.
Concluída essa primeira fase, a formação vai ganhar uma nova e segunda etapa, que se estenderá até o mês de novembro. O objetivo dessa ampliação da metodologia é aprofundar os conhecimentos, além de incentivar a realização de atividades práticas e também o networking por meio da participação em eventos do universo da inovação.
Para o empresário paraibano André Santana, que participa da formação, ela tem sido importante não só do ponto de vista da aquisição de novos conhecimentos, como também da criação de novas conexões. “Eu já faço mentoria para startups, mas ainda de uma forma muito superficial com relação a questão do investimento. Então, a minha intenção foi realmente conhecer mais e tem sido muito bom aprender sobre investimento-anjo. Os principais ganhos com isso foram de networking, de conhecer pessoas que já estão nessa jornada. Além disso, o curso tornou mais claras muitas boas práticas sobre como avaliar uma startup”, comentou o empreendedor.
Por sua vez, a analista do Sebrae/PB, Nilvânia Silva, recordou que o investidor-anjo é aquele que “busca investir em empresas inovadoras de alto potencial, promovendo o desenvolvimento de negócios que geram empregos qualificados e aumento no recolhimento de tributos”. Ainda conforme Nilvânia, a expectativa do Sebrae é que a capacitação contribua não só com o fomento ao ecossistema paraibano, como também estimule a inovação na região Nordeste.
“Com participantes da Paraíba, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte, temos uma turma de investidores-anjos que estão interagindo em busca do desenvolvimento do ecossistema de investimento de risco da região. É um número ainda pequeno, mas que tem potencial para crescer continuamente. Além disso, é importante destacar que essa iniciativa soma-se a muitas outras que estão surgindo, cujo objetivo é fortalecer a economia do Nordeste e colocá-la no mapa da inovação do país”, acrescentou a analista.