ASN PB
Compartilhe

Brasil Mais-ALI: Programa inicia novo ciclo em março e inscrições estão abertas

Iniciativa do governo federal, em parceria com o Sebrae, tem o objetivo de impulsionar a produtividade das empresas brasileiras
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

Estão abertas as inscrições para mais um ciclo do Brasil Mais-ALI, programa que tem o objetivo de incrementar a produtividade das empresas brasileiras. Com 264 vagas abertas para empreendedores do setor de comércio que atuam na Paraíba, a nova fase tem início neste mês de março e conta com 20 mil vagas em todo o país. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 1º de abril no seguinte endereço eletrônico: www.gov.br/brasilmais.

-

Por meio de uma parceria entre Sebrae, Ministério da Economia, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a iniciativa conta com ações de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto – soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios. De acordo com a gestora do Brasil Mais-ALI na Paraíba, Cláudia Pereira, as 264 vagas estão disponíveis para as agências regionais de João Pessoa, Sul, Campina Grande e Patos.

-

Este é o penúltimo ciclo da iniciativa, que tem duração de quatro meses. A expectativa para este novo ciclo é de termos todas as vagas preenchidas e, ao final, que a empresa tenha aumentado sua produtividade em no mínimo 10%”, afirmouDe acordo com a gestora, as empresas que participaram do primeiro ciclo já tiveram os resultados mensurados pelo Sebrae Paraíba.

-

Em média, uma empresa que participou do Brasil Mais na Paraíba teve, entre março de 2021 e junho de 2021 uma variação média de 67% na sua produtividade e 37% no seu faturamento, puxado principalmente por uma melhora na gestão por indicadores e pela inovação”, disse Cláudia Pereira, acrescentando que a mensuração é feita três meses após o encerramento do ciclo.

-

Como funciona

A jornada do empresário dentro do programa começa com um atendimento personalizado do Agente Local de Inovação (ALI), que faz um raio-X da situação do empreendimento para avaliar a realidade do negócio, chegando a um diagnóstico. Identificados os principais gargalos, o empreendedor traça, com o apoio do agente, um plano de ação para solucionar os problemas. Ao longo do tempo em que é orientado pelo ALI, o empresário conta também com consultorias especializadas e gratuitas do Sebrae.

-

As empresas receberão capacitações, consultorias e acompanhamento técnico para auxiliar no aprendizado das melhores práticas produtivas e gerenciais. Entre outros objetivos, estão a gestão por indicadores; a melhoria de processos e custos; o melhor posicionamento no mercado; a gestão de mercado, vendas e pessoal; além de melhorar nos empresários as habilidades de percepção, pensamento crítico, planejamento de curto e longo prazo, e liderança.