Proporcionar oportunidades de aprendizado a partir da observação e da vivência, de modo que as pessoas possam adaptar e aplicar os novos conhecimentos em suas realidades. Essa é a proposta do benchmarking em turismo, prática também conhecida como “viagens de inspiração”. A partir desse conceito, e com foco no turismo rural, a Paraíba vai receber, durante o mês de novembro, a primeira edição do “Benchmarking em Turismo Rural e Criativo na Paraíba”. A ação, que é promovida de forma integrada entre as Instâncias de Governanças Regionais (IGRs) e empresas do setor de turismo de Minas Gerais e da Paraíba, conta com o apoio do Sebrae e vai envolver três municípios.
Conforme a programação, as visitas terão início pela cidade de Areia, localizada no Brejo paraibano, nos dias 20 e 21 de novembro. Em seguida, os participantes do projeto visitarão Campina Grande, no dia 22. Já no dia 23, o grupo segue para João Pessoa, capital do estado, onde permanecerão até o dia 28 de novembro.
Além de conhecer os atrativos turísticos dos três municípios, durante os nove dias de trabalho os membros do grupo também participarão de capacitações e de momentos planejados para favorecer a troca de experiências. É o caso do I Encontro de Gestores de Circuitos Turísticos de Minas Gerais e Empreendedores da Paraíba para Troca de Experiências e Vivências em Governança em Turismo Rural e Criativo, marcado para o dia 23, em Areia.
Já no dia 25, a gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, vai promover palestra com o tema “Razões do reconhecimento de João Pessoa como cidade criativa do artesanato pela Unesco”. Em seguida, no dia 26, a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, e a presidente da PBTur, Ruth Avelino, vão proferir uma palestra de encerramento para as governanças de turismo de Minas Gerais e da Paraíba.
Para Regina Amorim, a iniciativa simboliza a importância da atividade turística no estado. “Receber um grupo de empresários para fazer benchmarking do turismo de vivência e experiência da Paraíba é muito importante. Significa que o estado é uma referência nacional no turismo rural de vivências e experiências, bem como na instância de governança, que é o Fórum de Turismo do Brejo”, pontuou.
Ainda falando sobre o turismo, a gestora ressaltou que “a união dos empresários, a gestão dos negócios e o bem receber fazem uma grande diferença no turismo da Paraíba. Por isso, os empresários de Minas Gerais estão investindo nesse conhecimento através do benchmarking”. Por fim, Regina Amorim destacou o trabalho realizado pelo Sebrae para fortalecer o setor. “Para o Sebrae é muito importante também porque sabemos da nossa atuação na região do Brejo e o quanto ela tem evoluído, tanto em oportunidades de negócios, como em uma gestão diferenciada, em inovação e em experiências que tem tudo a ver com o perfil do cliente no cenário atual”, explicou a gestora.
