ASN PB
Compartilhe

Beleza e alimentação: programas estimulam o empreendedorismo no Sertão paraibano

Projetos, desenvolvidos com o apoio do Senac e do Senai, estão sendo apresentados à prefeituras da região para a formalização de parcerias 
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

Estimular o empreendedorismo e aquecer a economia dos municípios do Alto Sertão paraibano. Esse é o objetivo de dois programas de capacitação criados pelo Sebrae Paraíba, em parceria com o Senac e o Senai, voltados para os segmentos de beleza e alimentação, que são atividades econômicas frequentemente procuradas por quem deseja abrir o próprio negócio. Por meio dos projetos, a proposta das instituições é firmar parcerias com as gestões municipais da região, contribuindo para a inserção de novos profissionais e empreendedores formalizados no mercado.  

O primeiro projeto, que recebeu o nome de “Beleza Empreendedora”, foi desenvolvido através de uma parceria com o Senac. O programa conta com quatro trilhas de aprendizagem, que abordam os seguintes temas: cabelos, pelos e sobrancelhas, embelezamento de pés e mãos e maquiagem.  

Além do conhecimento técnico na área, as quatro trilhas de aprendizagem também abordam temas gerais do universo do empreendedorismo. São eles: formalização do microempreendedor individual (MEI), atendimento ao cliente, marketing digital, finanças e biossegurança. Cada trilha de aprendizagem possui carga horária que varia entre 100 e 180 horas de conteúdo teórico e prático.  

Por sua vez, o projeto voltado para o segmento de alimentação foi desenvolvido em parceria com o Senai e recebeu o nome de Sabor Empreendedor.  O programa conta com seis trilhas de capacitação, para atividades urbanas e rurais. As urbanas abordam os temas cozinha saudável, bares e restaurantes, lancheteria e confeitaria. Já as trilhas para as atividades rurais têm como temas laticínios e frutas e hortaliças. Cada uma das seis trilhas possui carga horária entre 60 e 90 horas, abordando ainda os temas gerais do universo do empreendedorismo que também são trabalhados no projeto de beleza.  

De acordo com o gerente regional do Sebrae em Cajazeiras, Talles Vasconcelos, os dois projetos, desenvolvidos em conjunto com a agência regional de Sousa, estão sendo apresentados para prefeituras atendidas pelas duas regionais. O objetivo é celebrar convênios para que os programas possam ser colocados em prática nos municípios interessados em oferecer à população algumas das trilhas de aprendizagem propostas pelos programas.     

“A proposta dos programas é preparar profissionais e potenciais empreendedores que, muitas vezes, já estão no mercado, mas de maneira informal e sem capacitação adequada. A ideia é que, por meio de convênios firmados com as prefeituras, as instituições parceiras capacitem essas pessoas, com formação técnica e profissional, mas também com capacitação em gestão, ou seja, preparando-as para o mercado”, enfatizou o gerente.