Os municípios de Bonito de Santa Fé e São José de Piranhas, localizados no Alto Sertão paraibano iniciaram, nesta semana, as capacitações “Sabor Empreendedor” e “Beleza Empreendedora”, referentes aos dois programas criados pelo Sebrae Paraíba em parceria com o Senac e o Senai. Desenvolvidos com a proposta de firmar parcerias entre as instituições e as gestões municipais da região, os programas têm o objetivo de estimular o empreendedorismo e contribuir para a inserção de novos empreendedores formalizados no mercado.
Em Bonito de Santa Fé, onde serão ofertados os dois programas, as atividades iniciaram na última segunda (23), com a trilha cozinha saudável do programa Sabor Empreendedor. A previsão é que a capacitação siga até outubro, com aulas ministradas em uma escola da rede municipal. Em relação ao Beleza Empreendedora, a trilha escolhida para ser ofertada na cidade foi a de maquiagem.
Já em São José de Piranhas, a capacitação começou na terça-feira (24), com a trilha de cabelo. Por sua vez, a cidade de Santa Helena, que ofertará a capacitação do Programa Sabor Empreendedor, tem previsão de iniciar as atividades no mês de setembro com foco na trilha de cozinha saudável. Também efetuaram adesão aos programas os municípios de Triunfo e Cachoeira dos Índios, que deverão iniciar as atividades em breve.
Todos os cursos serão ofertados de forma gratuita pelos municípios, que também são responsáveis pelas inscrições dos interessados, conforme explicou o gerente regional do Sebrae em Cajazeiras, Talles Vasconcelos. Além disso, ele afirmou que os dois projetos foram desenvolvidos em conjunto com a agência regional de Sousa. “Os programas Beleza Empreendedora e Sabor Empreendedor foram criados como saída para capacitar pessoas em formação técnica e gerencial, preparando-as de forma completa para abrirem seu próprio negócio, fomentando a economia local e o empreendedorismo”, destacou.
Os programas
O projeto “Beleza Empreendedora” foi desenvolvido através de uma parceria com o Senac e conta com quatro trilhas de aprendizagem, que abordam os temas cabelos, pelos e sobrancelhas, embelezamento de pés e mãos e maquiagem. Já o “Sabor Empreendedor” foi criado junto ao Senai e possui seis trilhas de capacitação, para atividades urbanas e rurais. As urbanas abordam os temas cozinha saudável, bares e restaurantes, lancheteria e confeitaria. Já as trilhas para as atividades rurais têm como temas laticínios e frutas e hortaliças.
Além do conhecimento técnico na área, as quatro trilhas de aprendizagem também abordam temas gerais do universo do empreendedorismo. São eles: formalização do microempreendedor individual (MEI), atendimento ao cliente, marketing digital, finanças e biossegurança.
