ASN PB
Compartilhe

Barra Bode: com valorização da caprinovinocultura, tem início a 13ª edição do evento 

Realizada pela Prefeitura de Barra de São Miguel, programação conta com o apoio do Sebrae e segue até o próximo domingo (6) 
Por Divulgação
ASN PB
Compartilhe

Estimular e contribuir com o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da caprinovinocultura na região do cariri paraibano, especialmente no município de Barra de São Miguel. Essa é a proposta do Barra Bode, evento promovido pela Prefeitura Municipal, que realiza neste final de semana a sua 13ª edição. A Expofeira de Caprinos e Ovinos, que também conta com o apoio do Sebrae/PB, não só enaltece a importância dessa cadeia produtiva para o município, como também movimenta a economia do território, gerando renda e novas oportunidades para os empreendedores.

De acordo com a programação, o evento, que tem início nesta sexta-feira (4), vai contar com a exposição de animais, mostra de gastronomia e artesanato regional, cavalgada, trilha de motocross e feira de artigos populares, além de apresentações culturais. Segundo a gestão municipal, durante a 13ª edição do Barra Bode também serão realizadas palestras e oficinas técnicas sobre a caprinovinocultura, atividade que é a principal ferramenta para o desenvolvimento sustentável da região.

Ainda segundo a organização do evento, toda essa programação da Expofeira de Caprinos e Ovinos, que segue até o próximo domingo (6), foi estruturada de modo a difundir as principais tecnologias que podem contribuir com o aperfeiçoamento dessa cadeia produtiva, incluindo os aspectos reprodutivos, sanitários e nutricionais. A estimativa da gestão municipal é que o rebanho caprino de Barra de São Miguel conte com 14 mil animais, enquanto que o rebanho ovino é estimado em 8 mil cabeças.

Ao ressaltar a importância do Barra Bode para o desenvolvimento da caprinovinocultura sustentável no cariri da Paraíba, o analista técnico do Sebrae/PB, João Bosco da Silva, recordou que a instituição é parceira do evento desde a sua primeira edição.

“Esse é mais um evento forte da cadeia produtiva da caprinovinocultura da Paraíba, contando com a participação de produtores de leite e de queijo, além de ser uma oportunidade importante para que os produtores apresentem seus produtos e participem dos torneios leiteiros com os seus animais. Além disso, a participação no evento é importante para que os produtores possam trocar experiências entre si e também para buscar o acesso a novos mercados, contribuindo com o desenvolvimento da cadeia produtiva como um todo”, acrescentou o analista.

-