Mais dois municípios da Paraíba passaram a contar, esta semana, com salas do empreendedor, que são espaços criados por meio de parcerias firmadas entre o Sebrae Paraíba e as gestões municipais, com o objetivo de reunir uma série de serviços importantes, destinados a quem já é ou deseja se tornar um empreendedor. Com os novos espaços, inaugurados nos municípios de São José do Brejo do Cruz e Triunfo, localizados no Sertão, o estado passa a contar com 101 salas do empreendedor, distribuídas em todas as regiões da Paraíba.
Em São José do Brejo do Cruz, a sala do empreendedor foi inaugurada na terça-feira (13). O novo espaço funciona na sede do poder público municipal e atenderá aos empreendedores e potenciais empresários de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Já na cidade de Triunfo, a inauguração da sala do empreendedor ocorreu nesta quarta-feira (14). Também funcionando na sede da Prefeitura Municipal, o atendimento ao público será realizado das 8h às 13h.
Entre os diversos serviços que são oferecidos pelas salas do empreendedor, estão os processos necessários para abertura, formalização ou encerramento de empresas; orientações sobre a contribuição mensal e a declaração anual do microempreendedor individual (MEI); consulta de débitos tributários municipais; orientação sobre acesso ao crédito e capacitações voltadas aos pequenos negócios; e emissão de certidões municipais.
De acordo com o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae Paraíba, Luciano Holanda, esses serviços oferecidos pelas salas do empreendedor nos municípios são fundamentais para a criação de um ambiente econômico e social que seja favorável aos pequenos negócios.
“A sala do empreendedor oportuniza aos empreendedores e empresários do município o acesso imediato a uma série de informações, capacitações e consultorias técnicas, que são importantes auxílios para a gestão empresarial, conferindo maior competitividade para esses negócios”, concluiu o gerente.
