A tecnologia e a inovação, cada vez mais, têm se transformado em importantes aliadas dos empreendedores do setor de aquicultura na Paraíba, contribuindo para a melhoria da produção e da comercialização, que ocorre não só para as cidades circunvizinhas, como também para outros estados da região. Reconhecendo a importância dessa atividade econômica para o estado, o Sebrae desenvolve o projeto Aquicultura Paraíba que, entre outras ações, tem incentivado e orientado os empreendedores para a organização e modernização de suas produções.
É o caso da empreendedora Patrícia Leite, que produz tilápia e camarão na zona rural de Sapé, na região da Mata paraibana, há cerca de cinco anos. Segundo ela, por meio do projeto, foi possível melhorar a sua capacidade de produção, que hoje chega a cerca de 25 mil quilos por ano.
“O projeto permitiu que eu tirasse todas as minhas licenças ambientais para poder trabalhar de forma regular e assim poder ter acesso também ao crédito bancário. Graças a isso pude ampliar minha produção, além de trazer mais conhecimentos técnicos no manejo dessa produção”, explicou a empresária, que realizou diversos investimentos em tecnologia, como a aquisição de novos aeradores, implantação de sistema de monitoramento por câmeras e melhorias na rede elétrica e na captação de água para dar suporte a produção.
Apesar da pandemia, que impôs a redução do volume de produção, a empresária segue aplicando os conhecimentos adquiridos através do projeto, em sua estrutura que hoje conta com seis viveiros, dois berçários e uma lagoa de decantação. Também produtor de tilápias, o empresário Francisco de Assis França iniciou o negócio em Bananeiras, no Brejo paraibano, há dois anos.
Com capacidade de produção de oito toneladas anuais, o empresário conta que o negócio está em fase de melhorias. “Há um ano foi implementado o sistema de aeração, com a utilização de aeradores do tipo chafariz no período noturno, quando as taxas de oxigênio são mais baixas. Além disso, com o auxílio do consultor do Sebrae, está sendo elaborado um projeto para aumentar a produção e a infraestrutura, buscando obter melhores resultados”, explicou o empreendedor, ao destacar que o investimento em tecnologia e modernização é de extrema importância para o aumento da competitividade.
Por sua vez, o analista técnico do Sebrae Paraíba, Jucieux Palmeira, ao destacar o trabalho dos produtores, ressaltou a importância da aquicultura para a economia do estado. “Na aquicultura, assim como na agricultura e na pecuária, a atividade está produzindo alimento, requisito fundamental para a manutenção da vida, ou seja, com a população crescendo cada vez mais, precisamos produzir mais para atender as necessidades do mercado. Com isso, o empresário do setor de aquicultura tem procurado o Sebrae Paraíba em busca de qualidade e eficiência”, explicou o analista, ao destacar que o sucesso do negócio depende, entre outros fatores, da utilização racional e organizada de recursos humanos, financeiros e naturais.
Semana do Pescado – Para valorizar e proporcionar visibilidade ao segmento de piscicultura, anualmente ocorre a Semana do Pescado. Considerada a “segunda Quaresma” em termos de vendas, a iniciativa conta com o apoio do Sebrae, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e do Ministério da Agricultura.
Em 2021, a programação está sendo realizada desde o início do mês de setembro. O objetivo é estimular o consumo de pescado em todo o país, valorizando a cadeia produtiva e os pequenos negócios. Para isso, restaurantes, bares, supermercados e outras empresas ligadas ao segmento estão realizando, inclusive na Paraíba, uma série de ações especiais, em busca de aquecer o mercado. A programação em todo o país segue até o dia 15 de setembro.
