Com a finalidade de compartilhar experiências e fomentar a competitividade no ambiente de negócios com foco na cadeia produtiva do leite, o Sebrae/PB e a Laticínio Belo Vale (Ísis), promovem, nesta sexta-feira (8) e sábado (9), o 7º Encontro Sertanejo do Leite (ENSERLEITE). O evento, que será na cidade de Sousa, na região no sertão do estado, tem ainda o propósito de trabalhar o processo de capacitação direcionado aos produtores de leite e profissionais que atuam nessa cadeia produtiva.
De acordo com o gerente da agência regional do Sebrae/PB na cidade de Sousa. Thiago Lucena, a programação busca contribuir com a melhoria contínua da qualidade do leite que é produzido e destinado ao mercado consumidor na região. “O Sebrae é um grande parceiro dos negócios do campo. E no sertão paraibanos essa atuação acontece fortemente com diversas iniciativas que contribuem para a elevação da produtividade das propriedades rurais. O Encontro Sertanejo do Leite, que chega a sua sétima edição este ano, tem o objetivo gerar mais conhecimento acerca de temas que são fundamentais para a melhoria do desempenho desses empreendimentos rurais”, pontuou.
Na sexta-feira (8), a programação inclui a realização de dois minicursos. O primeiro, voltado ao tema “Controle de Mastite” e o outro é uma abordagem para “Testes de recepção de leite e coleta de amostras”. Já no sábado (9), serão realizadas palestras tratando os temas como “Autocontrole e gestão de propriedades para a qualidade do leite”; “Fatores que afetam a taxa de prenhes por inseminação artificial”; e “Qualidade do leite e os fatores que influenciam na produtividade”.
Outro aspecto destacado por Thiago Lucena é o potencial que a cadeia produtiva do leite possui. Segundo ele, o setor é observado pela sua valiosa contribuição à economia da região. “Sem dúvida, a cadeia produtiva associada à bovinocultura leiteira é um dos segmentos mais pujantes da economia de Sousa e região. Nos últimos anos, é visível a evolução quantitativa e qualitativa da produção, que reverbera positivamente no desenvolvimento econômico local e na melhoria da qualidade de vida da população”, concluiu o gerente da agência regional do Sebrae/PB.