ASN PB
Compartilhe

Sebrae, empreendedores e prefeitura do Conde iniciam projeto para melhoria da estrutura de Barra de Gramame 

A primeira ação para melhorar o ambiente em Barra de Gramame foi a limpeza do espaço onde se concentram os quiosques
Por Divulgação
ASN PB
Compartilhe

Na rota do turismo das praias do Litoral Sul da Paraíba, a Barra de Gramame terá sua estrutura revitalizada para acolher com mais qualidade os visitantes. O Sebrae/PB juntamente com empreendedores locais e a prefeitura do Conde começaram esta semana as primeiras ações no local para deixar a praia ainda mais atrativa.

A primeira ação para melhorar o ambiente em Barra de Gramame foi a limpeza do espaço onde se concentram os quiosques. O trabalho foi realizado pela prefeitura do Conde e contou com orientações de uma equipe do Sebrae/PB. A analista técnica da instituição, Éricka Albuquerque, explicou que a iniciativa de melhorar o espaço partiu dos próprios comerciantes. Segundo ela, o projeto que será desenvolvido juntamente com a prefeitura, é trabalhar o turismo aliado à sustentabilidade, beneficiando empreendedores de diversos segmentos.

“A proposta é fazer uma estrutura melhor tanto visualmente como capacitar os comerciantes para receber os turistas. Queremos fazer parcerias com os guias locais para que possam levar os turistas para esse espaço. A gente quer desenvolver realmente Barra de Gramame, tornar a rota ainda mais atrativa”, reforça Éricka Albuquerque.

Ela ainda adiantou que o projeto de revitalização pode incluir outros empreendedores, como artesãos. “Já estamos vendo quem trabalha com artesanato local para utilizar os produtos recicláveis”, acrescentou. A ideia é que os artesãos possam produzir peças, utilizando materiais como plástico, metais e palhas tanto para confecção de peças para comercialização como decorativas para o ambiente onde estão os quiosques.

A secretária de Turismo do Conde, Marília Melo, destacou a importância da parceria entre a gestão com o Sebrae e os comerciantes para o desenvolvimento local. Na parte da melhoria da infraestrutura devem ser instalados novos banheiros e fossas sépticas na praia, além do incentivo aos empreendedores e artesãos.