ASN PB Atualização
Compartilhe

Sebrae amplia atuação do programa Território Empreendedor para 13 regiões em 2026

Iniciativa busca melhorar o ambiente dos pequenos negócios com Agenda de Desenvolvimento Regional colaborativa
Por Katiana Ramos
ASN PB Atualização
Compartilhe

Os municípios paraibanos terão um apoio a mais do Sebrae para impulsionar os pequenos negócios. Com o projeto “Território Empreendedor”, a instituição vai passar de oito para 13 regiões este ano, mobilizando lideranças locais, sejam institucionais ou empresariais, para identificar as vantagens econômicas de cada cidade e melhorar o ambiente de negócios, principalmente a longo prazo.

Cada regional é formada por um grupo de municípios que trabalham em conjunto, com apoio do Sebrae, órgãos de governança, empreendedores e lideranças, em prol do desenvolvimento regional. De acordo com a analista técnica e responsável pela gestão dos Territórios Empreendedores no Sebrae/PB, Nelijane Ricarte, a estratégia foi concebida para promover um desenvolvimento sustentável baseado na identidade territorial, na inteligência de dados e na articulação entre poder público, iniciativa privada, universidades e sociedade civil.

“Com uma metodologia estruturada em três fases — reconhecimento territorial, mobilização de lideranças e implementação de ações estratégicas — a iniciativa possibilita que regiões inteiras avancem de maneira coordenada, fortalecendo cadeias produtivas, dinamizando economias locais e ampliando oportunidades para negócios, empreendedores e cidadãos”, explicou.

Ela ainda lembrou que entre as principais ações do Território Empreendedor está o Programa LIDER, que integra a segunda fase e reúne lideranças representativas de diversos setores para cocriar uma Agenda Estratégica de Desenvolvimento Territorial. Os participantes, ao longo de oito encontros, analisam dados, constroem visão de futuro e definem prioridades capazes de orientar decisões públicas e privadas para os próximos anos. Entre os principais resultados está o fortalecimento do protagonismo local e desperta a capacidade coletiva de transformar desafios em oportunidades reais de crescimento econômico e inclusão social.

“O impacto mais visível dessa jornada ocorre quando a comunidade é convidada a conhecer e
pactuar a Agenda Estratégica elaborada pelo grupo. Esse momento simbólico dá legitimidade ao trabalho e amplia a rede de apoio para a execução das ações definidas, envolvendo prefeitos, empresários, instituições e cidadãos em um compromisso público com o futuro do território. Em 2025, o Sebrae trabalhou oito territórios com Iniciativas nas estratégias Territórios empreendedores e está ampliando em mais cinco, passando a 13 territórios em 2026”, disse Nelijane Ricarte.

Sobre a experiência do Território Empreendedor com as cidades já participantes, a analista considera principalmente o engajamento dos municípios em prol do desenvolvimento conjunto, resultando em melhor qualidade de vida para a população. “O Sebrae vem impulsionando transformação territorial, e se firma como peça-chave na transformação dos territórios, ao atuar como articulador, orientador técnico e impulsionador das redes locais. Assim conectando pessoas, fortalecendo lideranças e criando condições para que o desenvolvimento seja contínuo, sustentável e verdadeiramente construído a muitas mãos”, acrescentou.

Este ano, o Sebrae vai atuar nas seguintes regiões: Seridó, Curimataú, Alto Sertão, Borborema, Brejo, Espinharas e Sabugi, Vale do Piancó, Baixo Paraíba, Vale do Mamanguape, Pacto Novo Cariri, Médio Piranhas, Vale do Piranhas e Litoral Sul.