Momentos de aprendizado, atualização profissional e despertar para novas oportunidades, incluindo ter o próprio negócio. Assim foram os encontros do projeto piloto “Trilha Empreendedora”, criado pelo Sebrae/PB e voltado exclusivamente para jornalistas. O encerramento da capacitação aconteceu na terça-feira (27) e resultou na criação da primeira empresa de dois dos participantes.
Com encontros presenciais, compreendendo cinco módulos e mentorias individuais, totalizando 22 horas de carga horária, a Trilha Empreendedora trouxe para o grupo orientações teóricas e práticas sobre empreendedorismo e inovação, modelagem do negócio, viabilidade financeira, posicionamento digital, marketing e vendas.
“A iniciativa se mostrou uma excelente oportunidade para que os profissionais da Paraíba se aproximassem ainda mais do universo do empreendedorismo e vivenciassem, na prática, toda a inovação que essa temática oferece. Fico imensamente feliz com os resultados alcançados e com o impacto gerado por essa jornada”, disse a gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae/PB, Raquel Costa.
Ao todo sete jornalistas participaram dessa primeira turma, alguns inclusive já com ideias de negócios e que saíram com conhecimento direcionado para colocar o projeto em prática. Entre os participantes que já estão vivenciando o empreendedorismo na prática está o casal Vanessa Costa e Oscar Xavier. Os dois criaram a XVR, um pequeno negócio que vende experiência de moda, focando principalmente nas histórias por trás de cada produto.
De acordo com os jornalistas, a marca foca no storytelling, ou seja, no que existe por trás das peças e também se mistura um pouco com a rotina que eles estão vivenciando no momento.
“A trilha foi extremamente decisiva nessa nova etapa das nossas carreiras, porque iniciamos o primeiro dia com o desejo de fazer algo diferente, usar as nossas habilidades na comunicação e empreender para desenvolver um produto. E nós saímos da trilha com um projeto feito e uma marca lançada. Aplicamos todos os módulos no desenvolvimento do nosso projeto. Agora nós temos uma marca que vende experiência de moda”, explicou Vanessa Costa.

A empreendedora ainda lembrou que as aulas da Trilha Empreendedora foram importantes para amadurecer a ideia do negócio e buscar novas formas de criação e divulgação da marca, usando principalmente ferramentas de Inteligência Artificial.
“Às vezes, a gente pensa que o jornalista está fadado ao jornalismo. Mas, nós podemos usar a comunicação e investir em outros projetos”, acrescentou.
Sobre a iniciativa dos jornalistas que já executaram a ideia do negócio, a gerente Raquel Costa ficou satisfeita com os resultados. “Confesso que a experiência superou minhas expectativas. Conseguimos ir além da ideia e transformar projetos em negócios reais, com geração de renda para dois dos jornalistas participantes, Vanessa e Oscar. A partir da teoria trabalhada em sala de aula e das consultorias individuais realizadas ao longo da trilha, eles conseguiram tirar o sonho do papel e empreender de fato”, acrescentou.
Ecossistema de Comunicação – Conforme Raquel Costa, a ideia é replicar novas edições da Trilha Empreendedora para os profissionais de comunicação, incluindo publicidade, radialismo e marketing, em outras cidades paraibanas, a exemplo de Campina Grande. Nesta quinta-feira (29), ela e os analistas Fernando Ivo e Renata Câmara, em parceria com a Unidade de Educação Empreendedora, participaram de uma reunião de alinhamento para o desenvolvimento de um projeto de educação voltado ao Ecossistema de Comunicação.
O encontro contou com a participação da MídiaCom — associação de rádios e TVs do estado da Paraíba — representada por André Vajas e Suzana Andrade, reforçando a construção conjunta de iniciativas que promovem capacitação, inovação e fortalecimento do setor.

