ASN PB
Compartilhe

Sebrae apoia e acompanha constituição de agroindústria de polpa de frutas em Conde

Assessoria técnica, capacitações e plano de negócios viabilizaram a implantação da fábrica desde março de 2025
Por Valdívia Costa
ASN PB
Compartilhe

O sonho de retornar às origens no campo ganhou forma e estrutura em Conde, no Litoral Sul da Paraíba, com a implantação de uma agroindústria de polpa de frutas que contou com apoio e acompanhamento do Sebrae/PB desde a fase inicial. A iniciativa, liderada por Tânia Ribeiro, diretora administrativa da Associação dos Moradores de Utinga e da Cooperativa Inhame Coop-PB, passou por um processo de planejamento, capacitação e adequação técnica até o início das operações.

Cooperativa de Polpa de fruta do Conde/ Foto: Associação dos Moradores de Utinga

As assessorias do Sebrae tiveram início em 2024 e, em meados do segundo semestre, a construção da fábrica. Em 26 de fevereiro de 2025, toda a documentação necessária foi aprovada pelos órgãos públicos competentes, permitindo que, em março, a agroindústria entrasse oficialmente em funcionamento.

Entre os resultados da parceria entre cooperados e Sebrae estão a realização do Plano de Negócios, a capacitação empreendedora pelo Empretec, visita técnica à Escola Agrícola de Pernambuco, participação e exposição na Feira do AgroNordeste e na Consuper 2025, além da articulação de parceria com o Sistema CNA.

A proposta da fábrica de polpa de frutas nasce do desejo de Tânia de unir propósito de vida, empreendedorismo e desenvolvimento local. A agroindústria atua com a compra de frutas produzidas por agricultores da região de Conde, gerando renda, oportunidades de trabalho e estimulando a permanência das famílias no campo.

“Esse projeto representa a realização de um sonho pessoal e coletivo. Voltar para o campo, produzir alimentos naturais e, ao mesmo tempo, gerar trabalho e renda para os agricultores da comunidade é uma forma concreta de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas da região”, destaca Tânia Ribeiro.

Sem experiência prévia na área industrial, a empreendedora buscou orientação especializada e encontrou no Sebrae o suporte necessário para estruturar o negócio. A parceria envolveu a elaboração do Plano de Negócios, a participação no curso Empretec, visitas técnicas a agroindústrias de referência, além da inserção em eventos estratégicos do setor.

Logomarca da Polpa de Fruta do Conde/ Foto: Associação dos Moradores de Utinga

Para o gestor do Agronegócio do Sebrae/PB, Pablo Queiroz, o caso exemplifica como o acompanhamento técnico contribui para reduzir riscos e fortalecer empreendimentos rurais.

“O papel do Sebrae é orientar o empreendedor em todas as etapas, desde a ideia inicial até a operação do negócio. No caso da agroindústria de polpa de frutas em Conde, trabalhamos planejamento, capacitação e acesso a mercados, sempre com foco na sustentabilidade econômica e no fortalecimento da agricultura familiar local”, ressalta Pablo.

A agroindústria passa a integrar o conjunto de iniciativas apoiadas pelo Sebrae que promovem a agregação de valor à produção rural, estimulam o empreendedorismo no campo e impulsionam o desenvolvimento regional de forma sustentável.