Os empreendedores que vão trabalhar com venda de alimentos durante a tradicional Festa da Luz, em Guarabira, no agreste paraibano, terão uma capacitação gratuita do Sebrae/PB, visando melhorar o serviço, a segurança alimentar e o atendimento aos clientes. Além disso, esses comerciantes terão seus estandes distribuídos em uma Vila Gastronômica, durante o evento, que será de 27 de janeiro a 2 de fevereiro.
De acordo com a gerente regional do Sebrae/PB em Guarabira, Jacy Viana, tanto a capacitação para os empreendedores do segmento alimentício quanto a proposta da Vila Gastronômica têm o intuito de despertar nos comerciantes do setor oportunidades que eles podem alcançar melhorando os seus negócios através da valorização da cultura com a gastronomia.
“Propomos a ideia da Vila Gastronômica para a Prefeitura de Guarabira e foi bem aceita. É uma parceria onde também vamos trabalhar a segurança alimentar. Os empreendedores já participaram de uma palestra sobre o assunto e outra sobre atendimento ao turista. Tudo isso para melhorar o trabalho que eles já fazem e valorizar ainda mais a cultura da cidade”, explicou Jacy Viana. Na próxima terça-feira (20), os empreendedores vão participar de uma oficina sobre manipulação de alimentos. A atividade será realizada, gratuitamente, na agência do Sebrae, em Guarabira.
Ainda conforme a gerente, a iniciativa para a criação da Vila Gastronômica surgiu a partir da análise do Plano Estratégico do Turismo Municipal, que apontou a necessidade de ações para melhorar o setor da alimentação fora do lar. “Foi com esse intuito que a gente idealizou essa iniciativa para que a gente pudesse fazer um trabalho com os comerciantes e, depois, potencializar e incentivar também essas pessoas a trabalhar de forma mais profissional a gastronomia da região”, destacou Jacy Viana.
Ela ainda reforçou a criação da Vila Gastronômica tornará ainda mais atrativo o evento, que já está consolidado no calendário turístico da região e do estado, atraindo milhares de turistas todos os anos. “Queremos gerar mais desenvolvimento, emprego e renda para a região”, disse.

