ASN PB
Compartilhe

Usina de Dados: Sebrae disponibiliza plataforma com inteligência de dados que destaca oportunidades para empreendedores

Plataforma oferece análises de diversos segmentos da economia no território paraibano
Por Epitácio Germano
ASN PB
Compartilhe

Considerada como um projeto de referência e inovação na inteligência de dados territorial e setorial, a plataforma Usina de Dados Sebrae tem contribuído de forma positiva para o fortalecimento e apoio do ecossistema empreendedor da Paraíba. Com acesso no endereço eletrônico: https://usinadedados.sebraepb.com.br, a ferramenta reúne informações de análises estratégicas sobre oportunidades de investimento e apresenta ainda orientações sobre planejamento e conteúdos diversos relacionados à economia.

Conforme a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, a plataforma desde sua criação busca trabalhar a transformação de informações em conhecimento estratégico, identificando os espaços de oportunidade no mercado paraibano.

“Essa ferramenta foi construída com base em dados oficiais e outras fontes estratégicas, sendo atualizada de forma contínua para garantir que as informações sejam recentes e úteis para análises. Todo esse processo de organização e atualização dos dados ocorrem por meio de integração de indicadores e ferramentas inteligentes que reúnem e tratam informações públicas e privadas para alimentar painéis analíticos e relatórios”, explica Ivani Costa.

A gerente comenta ainda que o intuito da plataforma é gerar uma fonte de informações seguras para apoiar investidores, gestores públicos, analistas de mercado e empreendedores na tomada de decisões.

Ao acessar o ambiente da Usina de Dados Sebrae, o usuário conectado encontra informações detalhadas sobre os setores do agronegócio, alimentação, varejo, moda, beleza, saúde e turismo – além de consultar outros temas que se relacionam com o ambiente das micro e pequenas empresas, estudos que revelam análises sobre o comportamento dos negócios no território estadual e catálogo de roteiros de experiências turísticas.

Dentro da plataforma estão inseridos ainda, os módulos CIDados, que apresenta uma série de características de cada município para facilitar uma melhor análise sobre o contexto socioeconômico, e a ferramenta de inteligência artificial chamada Jurem@, criada pelo Sebrae para orientar empreendedores sobre como aplicar ações sustentáveis na sua empresa e ter acesso aos dados econômicos de forma atualizada e dinâmica.

Processo de atualização – O Usina de Dados Sebrae tem o seu processo de atualização contínuo, tanto na qualidade da interface quanto na abrangência dos dados. Neste contexto, Ivani Costa enfatiza que o Sebrae tem ampliado suas iniciativas de inteligência de mercado, territorial e setorial, transformando bases de dados em insights aplicáveis para contribuir de forma estratégica para o crescimento do empreendedorismo.

“A Usina de Dados e ferramentas como Data Sebrae Indicadores fazem parte desse arcabouço de soluções que visam dar mais embasamento aos processos decisórios — tanto no setor privado quanto no público”, destaca.

Além de facilitar o planejamento para os empreendedores, a disponibilidade dos dados colabora para a criação de estratégias de atração de investimentos no estado, consultorias baseadas em evidências e a identificação de oportunidades e lacunas nos mais diversos setores da economia. “Essas iniciativas, somadas à Usina de Dados, reforçam a missão institucional do Sebrae de fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas, aproximando dados, estratégia e prática”, conclui Ivani Costa.