ASN PB Atualização
Compartilhe

Hubs de Inovação se conectam para discutir soluções sustentáveis para o futuro da Paraíba

Encontro aconteceu na cidade de Cajazeiras e contou com atores de sete ecossistemas de diferentes territórios do estado
Por Epitácio Germano
ASN PB Atualização
Compartilhe

Promover networking e dialogar sobre ideias e as principais tendências do mercado econômico e o futuro com soluções inovadoras para a Paraíba. Esse foi um dos propósitos do Inova PB 2025, evento realizado pelo Sebrae/PB e o Hub de Inovação Caatinga Valley, no espaço La Fiesta, na cidade de Cajazeiras, no alto sertão do estado.

Com o tema “Conectando hélices para transformar territórios”, a programação reuniu na quinta-feira (4) caravanas de sete regionais do território paraibano, incluindo Cajazeiras (Caatinga Valley), João Pessoa (Farol Digital), Campina Grande (E.Inov CG), Guarabira (Brejo Tech), Monteiro (Novo Cariri), Patos (Sol Tech) e Sousa (Dino Valley).

Patrícia Barros, do Hub de Inovação Novo Cariri, explica que o momento foi oportuno para buscar novos conhecimentos e entender a atuação de outros ecossistemas que atuam no estado. “É um celeiro de oportunidades e cada participante teve a chance de mostrar suas ideias e conhecer outras experiências. Essa iniciativa do Sebrae é muito importante para o crescimento empresarial dos negócios que estão no mercado e dos demais setores que estão envolvidos”, comentou.

De acordo com o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas (UDTP) do Sebrae/PB, Luciano Holanda, o Inova PB tem exercido um papel estratégico de integrar os atores de diferentes ecossistemas do território paraibano e colaborado para o planejamento sustentável do desenvolvimento das atividades econômicas, educativas e de gestão dentro do estado. “A gente busca promover a conexão dos Hubs de Inovação que atualmente estão espalhados pelo estado e nesse processo são discutidos os programas de desenvolvimento territorial”, disse.

A programação do Inova PB em Cajazeiras incluiu diferentes momentos. Entre eles, a apresentação de painel temático com Thiago Galdino, líder do Hub Kariri Valley (Juazeiro do Norte/CE) e Alex Duarte do Caruá Hub (Caruaru/PE). O momento “Se lascou, mas deu certo” destacando histórias de superação foi apresentado por Guilherme Alves, embaixador Campus Party.

O professor doutorando em inovação corporativa, Bruno Stefani, esteve presente e abordou o tema “Anatomia de um ecossistema: os cinco atores que fazem a inovação acontecer”, em sua palestra. Com mais de 15 anos de experiência e trabalhos voltados à inovação em grandes empresas, sendo ex-diretor Global de Inovação na Ambev, Board Member Poliedro, além da Cia de Talentos, MIT SMR e criador do Zé Delivery, ele enfatizou que as grandes soluções sustentáveis para o futuro estarão conectadas aos processos de inovação.

“É preciso entender que o futuro passa por inovação, tecnologia, e a Paraíba detém diversas formas para atuar nesse novo mundo. Tem talento, tem empresa, só que precisa se articular. Precisa orquestrar todos esses atores em favor de um bem maior”, pontuou.

O gerente da agência regional do Sebrae/PB na cidade de Cajazeiras, Talles Vasconcelos, fez uma avaliação positiva do encontro e disse que a missão de fomentar o conhecimento e incentivar o crescimento econômico de forma sustentável vem sendo executada pela instituição.

Gerentes do Sebrae/PB, Luciano Holanda e Talles Vasconcelos, em conversa com os participantes do evento em Cajazeiras

Para a representante do Hub Farol Digital do município de João Pessoa, Rafaella Catão, o momento contribuiu de forma construtiva para conectar os atores de todos os ecossistemas de inovação do estado. “Foi muito satisfatório e o evento consolida todas as ações que já vêm sendo realizadas desde o ano de 2020. O Hub Faro Digital faz parte dessa história e o sentimento é de felicidade por participar de mais um Inova PB”, destaca.

A metodologia do Sebrae que compreende o processo de formação de um ecossistema local de inovação se baseia em quatro hélices, observando o propósito estratégico de conectar representantes de instituições privadas (.com), gestão pública (.gov), integrantes de organizações sociais ou associações (.org) e entidades educacionais (.edu). Com essa composição, o grupo é formalizado e o trabalho consiste em atividades desde a construção de um mapeamento e diagnóstico sobre os desafios do território, assim como das potencialidades e construção de ideias sustentáveis com foco à inovação.

“Esse sucesso da programação é fruto do trabalho dos atores de cada Hub de Inovação e de seus ecossistemas. Essa união de forças impulsiona cada vez mais o surgimento de novas estratégias e isso se soma ao crescimento do território”, disse Robson Lins, integrante do Hub de Inovação Caatinga Valley.