O Abatedouro de Caprinos, Ovinos e Suínos de Guarabira recebeu uma certificação de qualidade este mês. Com apoio do Sebrae/PB, as atividades de beneficiamento das carnes poderão ocorrer por meio da administração da Ovinocoop. O beneficiamento é importante para a região, já que atenderá aos produtores de todo o brejo paraibano. A cooperativa receberá o Selo de Inspeção Sanitária Municipal (Sim) que oferece maior segurança alimentar.

Os projetos arquitetônico e de layout, fluxo de produção do abatedouro, dimensionamento do processo produtivo, relação de máquinas e equipamentos, além de memoriais descritivos da edificação e do processo industrial foram os serviços prestados por meio do Sebraetec, com consultorias de inovação e tecnologia para melhorar processos, produtos ou serviços.
Segundo o analista técnico do Sebrae/PB, Pablo Queiroz, a nova fase do abatedouro trará uma melhor comercialização e um produto de referência.
“Esse é o início das parcerias entre o Sebrae e a Ovinocoop. Desde o manejo junto aos produtores cooperados, como também a introdução ao mercado, temos muito a oferecer e com certeza valorizar o produto do brejo paraibano com o público que consome os tipos de carne. Estão todos de parabéns e a Ovinocoop será um destaque para a região”, falou o analista.
A cooperativa recebeu também apoio da Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Pablo Queiroz ainda ressaltou que o Sebraetec é atualmente a única iniciativa nessa área que atende ao pequeno negócio, com um incentivo de 70%. “Temos muito oferecer com relação ao produtor no manejo e no mercado e vamos procurar assistir a todos nessa parceria”, disse o analista.
O presidente da Ovinocoop, Abdon Miranda, disse que a cooperativa deu um passo decisivo na regulamentação sanitária do seu abatedouro. “Esse projeto nos dará a autonomia necessária para atuar com o Sim para termos o acesso ao mercado formal de consumidores de vários seguimentos, seja no setor privado ou institucional”, comentou.

