ASN PB
Compartilhe

Experiência de networking, shows culturais e capacitação marcam programação da Patos Expo Business e Fenemp

Evento reuniu empresas de vários segmentos e promoveu a divulgação de produtos, marcas e serviços
Por Epitácio Germano
ASN PB
Compartilhe

A programação da Patos Expo Business e Fenemp ficou marcada pela participação de empresas de diferentes segmentos da economia e uma experiência positiva de networking, com shows culturais, palestras e momentos de capacitação. O evento, que aconteceu de 9 a 11 de outubro, no espaço do Terreiro do Forró, na cidade de Patos, recebeu mais de 7 mil visitantes e reuniu soluções estratégicas para incentivar o crescimento dos pequenos negócios no território sertanejo.

Foram três dias de atividades com foco na criação de oportunidades para fortalecer o ecossistema empreendedor da região e palestras com nomes reconhecidos no cenário nacional como os humoristas Renan da Resenha e Mução, mais o sanfoneiro, compositor, empreendedor e poeta, Amazan. Especialistas em Inteligência Artificial (IA) e em ações voltadas à construção de imagens e estratégias para ter sucesso nas redes sociais também apresentaram técnicas de como elaborar um bom planejamento no ambiente digital.

O gestor da Rede Gente Econômica de Supermercados, Itamar Soares, revelou que a participação da empresa possibilitou uma ampliação das relações com o público. “Tivemos a chance de receber nossos clientes no espaço e ampliar esse networking com outras pessoas que conheceram o nosso trabalho. Empresas parceiras e fornecedores estiveram presentes e isso tudo soma muito para o contexto da relação empresarial”, disse.

O analista de sistemas e CEO da EasyWeb Soluções em Tecnologia, Roberto Clébio, participou como expositor e trouxe soluções como a divulgação de um chatbot, que consiste em um modelo de software que pode auxiliar empresas em ações de atendimento e automatização de processos gerenciais. “Foram dois produtos que divulgamos na feira, um que tem o objetivo de organizar os dados de empresas no google, considerando que hoje é uma plataforma de busca estratégica, e o outro foi uma demonstração de como o chatbot, que funciona a partir do aplicativo de Whatsapp, pode contribuir para automatizar diversas atividades. Muitas pessoas interagiram com o QR code que disponibilizamos para realizar os testes e esse feedback foi importante para nossa empresa para compreender o que as pessoas pensam”, pontuou.

Para a gerente da agência regional do Sebrae/PB na cidade de Patos, Anna Stefania Rodrigues, a programação cumpriu o objetivo de promover o empreendedorismo e gerar novos espaços para divulgar os pequenos negócios. “Esse evento veio para mudar a visão de como os empreendedores podem analisar o surgimento das novas oportunidades no ambiente de negócios da cidade de Patos e na região. Neste cenário, o Sebrae mais uma vez cumpre com sua missão de promover o crescimento das micro e pequenas empresas”, comentou.

Incentivando novas ideias

Uma das oportunidades de conhecimento que o evento proporcionou foi o desenvolvimento do Hackathon, modelo de maratona que tem como foco executar habilidades empreendedoras e trabalhar a construção de soluções inovadoras. O público-alvo envolveu empreendedores e estudantes universitários da região. Três equipes foram premiadas na etapa final do processo, sendo elas: RegeneraZap, NutriAgro e AquaGest.

“Com base na avaliação de critérios como inovação, tecnologia e criatividade, essas equipes apresentaram suas ideias e depois todos os processos foram analisados por uma banca. Podemos dizer que o evento superou as expectativas e gerou oportunidades, além de destacar ainda informações estratégicas para a realidade da comunidade sertaneja”, explica Ferdinando Félix, analista técnico do Sebrae/PB e responsável por acompanhar as atividades do Hackathon.

A estrutura da Patos Expo Business e Fenemp reuniu aproximadamente 100 estandes com espaços de atendimento por meio de serviços prestados por instituições financeiras e governamentais, além de acesso do público às áreas de praça gastronômica, ambiente de divulgação do artesanato, salas com palestras e oficinas, entre outros atrativos.

Realizado pelo Sebrae/PB, Governo da Paraíba e Prefeitura de Patos, a feira de negócios contribuiu também com o contexto da economia, a partir da valorização dos empreendedores locais e atraindo investimentos para diferentes setores.