A edição estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) será realizada nesta quinta-feira (9) em João Pessoa e vai contemplar profissionais e estudantes da área que inscreveram trabalhos na imprensa local, destacando o empreendedorismo e a importância dos pequenos negócios. A cerimônia será realizada no Maralto Events, no bairro do Altiplano, a partir das 19h.
Em sua 12ª edição, o PSJ registrou, pela terceira vez seguida, o recorde de inscritos em todo o país, com 3.442 trabalhos. Na Paraíba, foram 125 materiais inscritas, sendo 104 concorrendo à premiação, nas categorias de texto, vídeo, foto, áudio e Jornalismo Universitário. Serão 15 matérias premiadas.
Os profissionais e estudantes focaram em matérias que melhor abordaram aspectos relacionados ao universo do empreendedorismo no estado, trabalhando temas como inovação, startups, empreendedorismo feminino, políticas públicas, gestão de negócios, sustentabilidade, entre outros.
Ao incentivar a cobertura jornalística qualificada sobre empreendedorismo, o Prêmio Sebrae de Jornalismo fortalece a visibilidade dos micro e pequenos empreendedores, estimula boas práticas e amplia o acesso da sociedade a informações relevantes para gerar oportunidades, inspirar iniciativas e fomentar o desenvolvimento sustentável na Paraíba.
PARTICIPAÇÃO – Os vencedores da etapa estadual disputarão a etapa regional e, os selecionados, irão para a grande final do PSJ, que acontecerá no final do ano.
Na Paraíba, a primeira edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo foi realizada no ano de 2011 e seguiu nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015. No ano de 2016 houve uma pausa do Sebrae Nacional na realização do Prêmio, que foi retomado em 2021, com sua 8ª edição. Em 2022 o Sebrae Paraíba volta a realizar o Prêmio Sebrae de Jornalismo, que tem ainda edições em 2023 e 2024. Em 2023, a Paraíba teve 58 trabalhos jornalísticos inscritos. Já em 2024, o número aumentou para 107.