ASN PB
Compartilhe

Sebrae realiza Encontro dos Ecossistemas de Educação Empreendedora em João Pessoa

Evento reuniu gestores de diversas unidades do Sebrae e representantes de instituições e entidades ligadas à educação
Por Katiana Ramos
ASN PB
Compartilhe

Um momento de reflexão e debates para a construção de ações em prol ao desenvolvimento da educação no Brasil. Esse foi o propósito do Encontro dos Ecossistemas de Educação Empreendedora do Sebrae realizado nessa quinta-feira (02), em paralelo à programação da 8ª edição do Seminário Internacional ConheCER, que acontece até esta sexta-feira (3), em João Pessoa.

O Encontro de Ecossistemas de Educação Empreendedora reuniu gestores das unidades do Sebrae de diversos estados e representantes de instituições e entidades relacionadas à educação no país. Entre apresentações e debates, os participantes refletiram sobre o contexto atual da educação brasileira, sobretudo no que se refere ao analfabetismo, que ainda é uma realidade, e como essa condição afeta o acesso da população a melhores oportunidades de emprego, renda e desenvolvimento social.

Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional

O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destacou que o encontro foi um momento importante para a construção de novas estratégias e fortalecimento da atuação conjunta da instituição com os demais atores que integram o ecossistema de educação.

“A educação ainda é um desafio enorme para o país. Então, a gente tem que pensar em agendas como inclusão, produtividade, ética e cidadania”, disse o diretor.

Ele acrescentou ainda que ao desenvolver iniciativas de incentivo ao empreendedorismo nas escolas, o Sebrae contribui para a construção de melhorias na educação. “Não tem empresário próspero em um país que não é próspero. Temos que promover a inclusão, valores e auto estima. O nosso negócio é fazer com que o conjunto de coisas que temos seja acessível aos estudantes e aos jovens das redes de ensino”, frisou.

O superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, lembrou que entre os desafios da educação empreendedora está a promoção do acesso à tecnologia e à inovação para os estudantes. Para ele, ferramentas importantes que promovem o desenvolvimento pessoal e profissional. “Os impactos das dificuldades na educação são sentidos na economia, no mercado. Temos que ter ações para trazer essas pessoas para um patamar de melhorias na sua vida econômica e social”, disse Luiz Alberto.

O superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim

Pluralidade – A edição do Encontro dos Ecossistemas de Educação Empreendedora juntamente com o ConheCER é uma forma de levar as discussões para diferentes regiões do país, deixando as atividades mais acessíveis para os participantes e ampliar a troca de experiência. “Reúne todos que estão trabalhando em prol da educação e de mudanças no nosso país, especialmente na educação básica. Vamos entender como juntos podemos fazer um trabalho colaborativo para transformar o futuro dos jovens e da educação brasileira”, explicou a gerente nacional de Educação do Sebrae, Ana Rodrigues.

O evento ainda contou com uma mesa com uma apresentação do escritor norte-americano especialista em mentalidade empreendedora, Gary Schoeniger, e da diretora de Educação Empreendedora do Sebrae/MG, Fabiana Pinho. Entre as entidades participantes do Encontro dos Ecossistemas de Educação Empreendedora estiveram presentes representantes do Conselho Nacional de Educação, Ministério da Justiça, Undime, Senai, Senac, Instituto Ayrton Senna, Todos Pela Educação, Fundação Dom Cabral e União Nacional dos Estudantes, Fundação Roberto Marinho e IFPB.