No segundo dia da press trip realizada pelo Sebrae/PB no cariri paraibano, o grupo de jornalistas conheceu os avanços no desenvolvimento territorial na caprinocultura, na educação e na cultura. Na terça-feira (16), o grupo foi apresentado a todo o trabalho apoiado inicialmente pelo programa Pacto Novo Cariri, que está completando 25 anos e já possui uma agenda de 2023 a 2033, com mais desenvolvimento territorial.
A primeira cidade visitada foi Cabaceiras, na segunda-feira (15), já na terça-feira o grupo foi ao Congo, Sumé e Monteiro, mostrando novas experiências e visitas a projetos que fortalecem o desenvolvimento regional. A ideia é que o trabalho de apoio às cadeias produtivas alcance todas os 29 municípios do cariri.
No Congo, os jornalistas visitaram a Fazenda Maniçoba, que recebe as águas do Rio São Francisco no Rio Paraíba. O proprietário, Romualdo Quirino, foi um dos primeiros empreendedores a acreditar na união do território. A propriedade se integra ao turismo ecológico mostrando uma flora punjante, com craibeiras, vegetação verde, e banho no rio.
Já em Sumé, os jornalistas puderam ver de perto como a educação foi aprimorada a partir da instalação de um campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na cidade. A articulação para a funcionamento dessa instituição de ensino superior foi uma das primeiras ações solicitadas pelos participantes do início do Pacto.
Com um dos melhores resultados dessa articulação territorial, a cidade de Monteiro mantém essa junção de forças e fazeres no cariri com orientação, apoio e desenvolvimento. Na caprinocultura, os participantes da press trip puderam ver um dos empreendimentos cooperados mais fortalecidos nos últimos anos, a Usina de Beneficiamento Capribom. O local funciona com a produção de carne e leite caprinos, além de abatedouro dos animais.
Outro local visitado foi o Capril CPNet, um dos maiores empreendimentos individuais da cidade. O proprietário Irandy Roberto mostrou as duas cabras campeãs nacionais premiadas recentemente no 13º Torneio Nacional das Cabras Leiteiras da ABCC 2025 realizado na 11ª Expoprata. Uma delas é a mais nova do proprietário, a cabrita de seis meses de vida chamada Faustina. A outra apresentada, Rebeca, é do Capril Armorial de Prata, do criador Alison Barros, e foi o maior destaque, produzindo 32.715 quilos de leite em quatro ordenhas.

Renda vendida no Exterior
Na visita a Monteiro, os jornalistas ainda tiveram contato com rendeiras que sempre viveram da Renda Renascença. O encontro do grupo com elas ocorreu no Centro de Referência da Renda Renascença (Crença), onde há uma loja com o artesanato de cinco cidades do cariri.

A rendeira Maria Aparecida Silva Souza, mais conhecida por Cida, da cidade de Zabelê, já vendeu peças para a Itália. Ela contou sua história de empreendedorismo com o artesanato. “Eu aprendi a fazer essa renda com sete anos de idade. Minha avó já fazia, minha mãe também. Era uma atividade muito desacreditada, porque haviam atravessadores, que compravam nossas peças a um preço mais barato para revender muito mais caro. Com o trabalho do Pacto Novo Cariri, a realidade atual é outra. Pude sustentar meus filhos com essa arte e seguirei com ela”, comentou.

A gerente da agência regional do Sebrae/PB em Monteiro, Madalena Arruda, acompanhou os visitantes na cidade de Monteiro como uma das pioneiras da instituição que ajudou na construção desses resultados que tirou o cariri da pobreza aumentando índices de produção em vários setores e incrementando a economia local.
“Esta ação continua celebrando a comemoração dos 25 anos do Pacto Novo Cariri, mostrando como a articulação coletiva tem gerado impactos na economia, na cultura e na qualidade de vida da população local”, disse.
Como articuladora da press trip, a gerente da Unidade de Marketing, Comunicação e Conhecimento (UMCC) do Sebrae/PB, Raquel Costa, falou que foi uma alegria poder mostrar esses resultados à imprensa. “Foi um privilégio poder compartilhar um pouquinho da força, da história e das oportunidades que a nossa região tem. Esperamos que tenham saído inspirados para contar ao mundo sobre esse movimento tão importante que é o Pacto Novo Cariri”, concluiu.