A cidade de Prata, no cariri da Paraíba, já está no radar nacional do agronegócio e da cultura nordestina. Começa nesta quarta-feira (27) e vai até domingo (31) a 11ª Exposição de Caprinos e Ovinos (Expoprata), que este ano chega com novidades que unem tradição, inovação e oportunidades de negócios. O evento é realizado pela Prefeitura de Prata, Ministério da Agricultura (Mapa) e Sebrae/PB, além de outros parceiros.
Entre os grandes destaques estão o inédito 1º Festival Gastronômico Cores & Sabores do Cariri, a tradicional Exposição Nacional da Cabra Leiteira da ABCC e a 16ª etapa do Circuito Apacco 2025, com foco em genética e produtividade animal. A programação inclui ainda rodadas de negócios, oficinas, cursos, eventos culturais e shows musicais todas as noites.
“Essa procura pelo evento não estávamos esperando, mas acolhemos a todos que chegaram, no intuito de fazer um grandioso evento, agradando a todos os criadores da região”, destacou o prefeito Genivaldo Tembório, após o anúncio das 280 baias vendidas — um recorde histórico.

O Festival Gastronômico já começou na última semana com o curso “Sabores e Poesia”, ministrado pelo chef Aurélio, que uniu a culinária caprina com a identidade cultural da região. Os alunos do curso tiveram prioridade para disputar o 5º Concurso Gastronômico, marcado para a sexta-feira (29), com pratos à base de carne e leite de cabra ou ovelha.
A iniciativa fortalece o empreendedorismo rural e a agregação de valor à produção caprina, um dos eixos estratégicos apoiados pelo Sebrae/PB e pelo programa Empreender PB.

Genética de ponta e negócios milionários
A 13ª Exposição Nacional das Cabras Leiteiras, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cabras (ABCC), trará criadores de destaque do Nordeste e promete acirrar a disputa no torneio leiteiro, com R$ 100 mil em prêmios. A etapa do Circuito Apacco, por sua vez, garante o controle técnico da qualidade genética dos animais.
Esses eventos não apenas atraem visitantes e investidores, mas também impulsionam novos negócios e parcerias comerciais, movimentando a cadeia produtiva da caprinocultura que já transforma a realidade de centenas de famílias no cariri.

Cultura e tradição como diferencial
A abertura oficial da Expoprata terá o 5º Festival de Violeiros, reunindo seis duplas de repentistas que prometem emocionar o público com poesia e improviso. A noite será encerrada com show do cantor local Jackson Monteiro, representando a musicalidade caririzeira.
Além disso, todas as noites haverá shows ao vivo, o que garante o envolvimento da comunidade e o fortalecimento do turismo regional.

Evento multicanal e digital
Montada na avenida principal da cidade, a Expoprata também aposta na transmissão ao vivo via TV do Bode, no YouTube, Facebook e Instagram, facilitando o acesso de criadores, investidores e curiosos de todo o Brasil. Acompanhe tudo pelo Instagram oficial.
A 11ª Expoprata é realizada também em parceria com a Empaer, Secretaria de Estado da Agricultura, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Sicoob, Sicredi e o programa Empreender PB. Apoiam também a iniciativa Senar, Faepa, PBTur, Apacco, ABCC, Arco e Acoop, com patrocínio de empresas como Via Leste, Maravilha Motos, Da Fonte Tratores e Valtra.
“A Expoprata não é apenas uma exposição, mas uma transformação da cidade de Prata numa plataforma de referência à inovação rural e uma vitrine viva do empreendedor nordestino”, concluiu Madalena Arruda, gerente da agência regional do Sebrae/PB em Monteiro.
Expoprata em números
• 280 baias vendidas (recorde);
• R$ 100 mil em premiações;
• 1º Festival Gastronômico Cores & Sabores;
• 5º Festival de Violeiros;
• Etapa nacional de genética (Circuito Apacco);
• Mais de 20 instituições parceiras.