A cidade de Araruna, no curimataú da Paraíba, é a terceira a receber o Festival de Inverno das Serras (FIS). Da quarta-feira (13) ao domingo (17), o município terá oficinas culturais, Feira de Artesanato e Gastronomia e apresentações artísticas. O Sebrae/PB está apoiando o evento, com foco na Feira, que é formada pelos empreendedores da economia criativa da cidade.

O FIS começou no dia 30 de julho e a primeira cidade a receber o evento foi Serra de Raiz, depois foi a vez de Barra de Santa Rosa, passa esta semana por Araruna, depois será em Cuité, Dona Inês e a última a receber o evento será Cacimba de Dentro, que mostrará a programação até setembro deste ano. O Festival promete agitar as cidades com visitantes e moradores curtindo música e teatro no fim da estação do frio.
“Araruna é considerada a capital paraibana do turismo de aventura, reconhecida em decreto pela Assembleia Legislativa Estadual. Dentre as diversas ações que o Sebrae vem desenvolvendo, como o Programa de Desenvolvimento Territorial Serras do Curimataú, temos também as atividades culturais, que estão sendo realizadas por meio do turismo, um dos eixos da agenda de desenvolvimento. O FIS é um produto de toda essa articulação”, comentou o gerente da agência regional do Sebrae/PB na cidade de Araruna, Marcílio de Sousa.
Ele relembrou que, mês passado, foi realizada também a Expo Serra de Araruna, o segundo evento com grande sucesso e diversas ações. Outra ação foi o plano estratégico do turismo, que já foi realizado há três anos e, mais recentemente, criado um somente para a cultura. “Dentro do 1° FIS, nós estaremos trazendo, não só para a população de Araruna, mas para todos os visitantes e turistas que estarão passando por aqui, atrações culturais, além de estimularmos o empreendedorismo com as feiras de artesanato e gastronômica”, declarou.
O gerente do Sebrae acredita que é importante para a comunidade do território e das seis cidades envolvidas no FIS que elas conheçam ainda mais a cultura e desperte o sentimento de pertença pela região toda. “A apresentação do poeta Jairo Lima, interpretando o poeta Pereira da Silva, que foi o primeiro paraibano da Academia Brasileira de Letras, será um espetáculo imperdível hoje à noite, só para citar uma atração. Esse evento valoriza a cultura e traz conhecimento para os ararunenses, despertando ainda o interesse pelas outras cidades que fazem parte do Festival de Inverno”, comentou.
O Festival tem atraído visitantes aos municípios e movimentado a economia criativa dos territórios do curimataú e seridó. Para acessar a programação de Araruna, basta entrar aqui. As oficinas são gratuitas em todas as cidades por onde o FIS passar.
O FIS é promovido pelo Fórum de Turismo Sustentável do Curimataú com apoio do Sebrae/PB, todas as prefeituras envolvidas, apoio master do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Governo do Estado da Paraíba, Senar, Sesc, Empreender PB, Fundação Espaço Cultural (Funesc), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).