-
João Pessoa, capital paraibana, chega aos 440 anos de fundação nesta terça-feira (5). A cidade histórica e, ao mesmo tempo, de portas abertas para um futuro cada vez mais promissor também é cenário para acolher sonhos e possibilitar o sucesso de muitos empreendedores.
Do total de 289.637 pequenos negócios existentes na Paraíba, 106.325 (36,7%) deles estão localizados em João Pessoa. Os dados são do Sebrae/PB e revelam ainda que a maior parte desses pequenos empresários, mais de 57.449 mil pessoas, são Microempreendedores Individuais (MEI). Um número expressivo que contribui dia a dia para a economia da cidade.
A analista técnica do Sebrae/PB, Ana Rêjane Germano, destaca que João Pessoa está vivendo um momento muito promissor para quem quer empreender, oportunizando a criação de novos negócios em setores como alimentação, moda, tecnologia, turismo e serviços. “Há espaço tanto para quem quer começar pequeno quanto para quem sonha alto. Um dos grandes aliados nessa jornada é o Sebrae Paraíba, que oferece muito mais do que cursos e palestras, são verdadeiros parceiros na construção de negócios sustentáveis”, reforça.
A analista ainda lembrou os diversos serviços ofertados pelo Sebrae/PB na capital, como consultorias personalizadas, cursos e capacitações, programa de inovação, Sebraetec e também orienta sobre como formalizar seu negócio como MEI ou microempresa. “O Sebrae é um verdadeiro braço direito do empreendedor”, falou a analista.
Quanto aos setores com mais investimento dos pequenos negócios, os empreendedores da capital apostam nos serviços (60.646 mil empresas) e no comércio (28.262 mil empresas). Entre os pequenos empresários que realizam o sonho de ter o próprio negócio em João Pessoa está Kaíza Araújo, que há dois anos tem a Iza Store.
A empreendedora, que começou vendendo bijuterias há sete anos, sempre teve o sonho de ter a própria loja física, conciliando também com a venda on-line. Para ela, empreender na cidade que ama é uma realização pessoal e profissional. “Posso dizer que empreender foi o maior desafio da minha vida. Mas, depois de muitos anos, meu negócio me proporcionou muita alegria e sonhos realizados. É desafiador, mas é muito gratificante. Empreender é para quem tem coragem. E isso nunca me faltou”, completa Kaíza.
Para que o negócio prosperasse e alcançasse os objetivos traçados por ela, a empreendedora buscou no Sebrae o suporte para melhorar a gestão do negócio através de consultorias e capacitações. “Conheci o Sebrae em um momento difícil. Estava quase fechando as portas da loja. Conheci os serviços que proporcionam. Sempre digo que o Sebrae é o ‘pai e a mãe’ da nossa empresa. Foi a chave de virada total na minha vida”, acrescentou a empreendedora. Ela destacou ainda a importância da capacitação para o êxito do negócio. “Participo de todas as capacitações e palestras. Conhecimento nunca é demais e nunca podem nos tirar”, reforçou.