O Dia D da Fazenda Carnaúba, na cidade de Taperoá, cariri da Paraíba, está atraindo um grande público esse ano. Na sexta-feira (25), a diretoria do Sebrae/PB esteve presente nas atividades da Fazenda, que está recebendo centenas de visitantes até o domingo (27). O presidente do Conselho Deliberativo Estadual da instituição, Mário Borba, e o superintendente Luiz Alberto Amorim estiveram presentes firmando as parcerias. O evento já é tradicional, principalmente pelas vendas de bovinos de raça, que reúnem compradores de diversos estados do Brasil.

“A importância do evento para a região do cariri e para o semiárido nordestino é imensa. Esse evento não é só da Paraíba, ele nasceu neste estado e continua aqui há 17 anos, na Fazenda Carnaúba, um lugar onde a família vive e cuida como empreendimento rural de destaque. Mas a cada ano que passa, o Dia D tem ganhado uma expressão maior no contexto dos negócios gerados. O evento não só atrai as pessoas, mas faz a troca de experiências e, obviamente, a parte de comercialização, sempre importante em todo e qualquer evento”, explicou o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim.
Segundo o superintendente, o evento reúne cultura, a parte de produção animal e comercialização animal, e traz também a mostra do artesanato que é gerado pela comunidade local, como os artefatos em couro. “Todas essas atividades fazem com que a cadeia produtiva se movimente e ao se movimentar você gera também mais dinâmica no desenvolvimento dela. O Sebrae está aqui presente, a nossa presença se multiplica ainda mais porque os parceiros como o Senar, também atuam desde a origem, desde o início, presentes no apoio ao agronegócio”, relembrou Luiz Alberto.

O Senar faz um acompanhamento minucioso na agricultura, bovinocultura e caprinocultura. São técnicos agropecuários que ensinam, por exemplo, o manejo, o plantio e o controle de pragas na palma forrageira. Luiz Alberto ressaltou também esse esforço que é feito em conjunto com instituições que participam intensamente no trabalho do campo. “A importância desse órgão, principalmente no desenvolvimento da caprinovinocultura, como também na bovinocultura, seja leiteira ou de corte, é definidora na reunião de interesses e de forças que promovem um evento como este”, declarou.


O superintendente lembrou ainda que tudo começou com o patriarca da família, Manoelito Vilar. “A família dele continua seguindo o legado deixado por ele e cada vez mais a gente está apostando na bovinocultura da Paraíba e do Nordeste do Brasil. Ela cresce ainda mais, se desenvolve forte. A bovinocultura leiteira, de raças já aclimatadas e adaptadas ao clima do semiárido nordestino, é uma referência nesta Fazenda, que aposta também na caprinocultura. Só vejo esse empreendimento crescer e alcançar outros patamares que já vem alcançando. Acredito que essas grandes somas geram aquilo que todo mundo espera, mais prosperidade e mais desenvolvimento para quem participa”, concluiu.